Política

Moraes diz que autores de ataques antidemocráticos, desinformação e ódio serão 'responsabilizados'

Presidente do TSE discursou em evento de diplomação de Lula e Alckmin na sede da Corte. Ele também destacou a ausência de fraudes nas eleições e disse que urnas são 'motivo de orgulho'.

13/12/2022 às 09h51, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ TV Justiça

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou nesta segunda-feira (12) que grupos que promoveram ataques antidemocráticos, desinformação e discurso de ódio nas eleições de 2022 serão identificados e punidos.

Moraes deu a declaração durante pronunciamento na cerimônia de diplomação da chapa eleita em outubro, composta por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).

“Essa diplomação atesta vitória plena e incontestável da democracia contra os ataques antidemocráticos, contra a desinformação e contra o discurso de ódio proferido por diversos grupos que identificados, garanto, serão responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”, disse Moraes.

O presidente do TSE ressaltou que, nas eleições deste ano, assim como nas anteriores, não houve registro de fraudes e que as urnas eletrônicas são “motivo de orgulho”.

“E mais uma vez, como era de se esperar, ficou constatada a ausência de qualquer fraude, qualquer desvio ou mesmo qualquer problema. Jamais houve uma fraude constatada nas eleições realizadas por meio das urnas eletrônicas, verdadeiro motivo de orgulho e patrimônio nacional”, afirmou Moraes.

Ele afirmou também que, nos últimos anos, a Justiça Eleitoral se preparou para combater ataques contra a democracia e “covardes violências” contra integrantes do Poder Judiciário.

“A Justiça Eleitoral se preparou para garantir transparência e lisura das eleições. A Justiça Eleitoral se preparou para combater com eficácia ataques antidemocráticos ao estado de direito, e os covardes ataques e violências pessoais aos seus membros e de todo o Poder Judiciário”, afirmou Moraes.

O presidente do TSE declarou ainda que, ao longo do processo eleitoral, “extremistas”, “criminosos” e “milícias digitais” disseminaram desinformação e atacaram a imprensa, a Justiça Eleitoral e seus integrantes.

“Os extremistas criminosos atacam a mídia tradicional para, desacreditando-a, substituir o livre debate de ideias garantido pela liberdade de expressão e pela liberdade de imprensa por suas mentiras autoritárias e discriminatórias. Coube à Justiça Eleitoral, estudar, planejar e se preparar para atuar de maneira séria e firme, no sentido de impedir que a ‘desinformação’ maculasse a liberdade de escolha das eleitoras e eleitores e a lisura do pleito eleitoral”, afirmou.

Diplomação
De acordo com o TSE, aproximadamente mil pessoas foram convidadas para acompanhar a solenidade de diplomação da chapa Lula-Alckmin.

A diplomação oficializa o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral. Além disso, os diplomas habilitam o presidente e o vice eleitos a tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2023.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Após aliança com pré-candidatura de Bruno Reis, Roma não descarta apoio do União Brasil a seu nome em 2026

Política

Após aliança com pré-candidatura de Bruno Reis, Roma não descarta apoio do União Brasil a seu nome em 2026

Ao falar sobre o apoio ao prefeito da capital baiana, Roma destacou: "conseguimos encontrar consenso com propostas muito efetivas".

18/05/2024 às 21h33

Psol

Política

Psol Feira de Santana faz anúncio público sobre apoio nas eleições nesta segunda-feira (20)

O anúncio abordará o posicionamento do Psol na disputa à Prefeitura e também pelas vagas na Câmara Municipal..

18/05/2024 às 16h50

Associação Nacional dos Defensores Públicos apoia greve na Bahia e cobra aprovação de projeto de lei na AL-BA

Política

Associação Nacional dos Defensores Públicos apoia greve na Bahia e cobra aprovação de projeto de lei na AL-BA

No manifesto, a associação trouxe números ligados a atuação da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), que atualmente atende a 63...

18/05/2024 às 15h30

Lula se reúne com Haddad, secretário de apoio ao RS e outros ministros no Palácio da Alvorada

Política

Lula se reúne com Haddad, secretário de apoio ao RS e outros ministros no Palácio da Alvorada

Nas últimas semanas, governo tem focado em medidas de auxílio a moradores de cidades atingidas por inundações no Rio Grande...

18/05/2024 às 13h33

CM Neto vai a Simões Filho lançar pré-candidatura de Del: 'Capacitado por Deus'

Política

Após Lauro, ACM Neto vai a Simões Filho lançar pré-candidatura de Del: 'Capacitado por Deus'

Estavam presentes o atual gestor da cidade, Dinha; o deputado federal Paulo Azi; o prefeito de Salvador, Bruno Reis e...

18/05/2024 às 11h44

Vereador

Política

Vereador Pedro Américo propõe Plano de Adaptação à Mudança do Clima

Uma das iniciativas apresentadas pelo edil é a proposta de criação de auxílio financeiro para famílias prejudicadas por desastres naturais....

18/05/2024 às 09h16

image

Rádio acorda cidade