Agenda Política

Lula participa de assinatura do acordo para implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial na Bahia nesta quinta (18)

Unidade terá papel fundamental no desenvolvimento regional da indústria aeroespacial e na realização de pesquisas avançadas no setor.

15/01/2024 às 17h06, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

lula
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quinta-feira, 18 de janeiro, da assinatura do acordo de parceria firmado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec). O documento formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, a fim de promover o desenvolvimento regional da indústria aeroespacial.

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia será instalado, futuramente, na Base Aérea de Salvador — em área cedida pela União ao Senai Cimatec, que será a instituição responsável pela gestão da unidade. O Parque Tecnológico será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial.

Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, no final de outubro passado, foi estabelecida uma comissão de estudo, composta por representantes do Ministério da Defesa, do Comando da Aeronáutica, do Governo da Bahia e do Senai Cimatec. Em 60 dias o grupo se dedicou à avaliação de viabilidade da implementação do novo centro. O relatório do trabalho, assinado em dezembro, concluiu que não há impedimento jurídico ou normativo à instalação do Parque em Salvador.

Além do presidente Lula, estão previstas as presenças dos ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); do governador baiano, Jerônimo Rodrigues; do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos; além de outras autoridades estaduais e representantes de empresas do setor aeroespacial.

Serviço:

Cerimônia de assinatura de acordo de parceria para implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia

Data: quinta-feira (18/jan)
Horário: 10h00
Local: Senai Cimatec – Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã (Centro de Eventos) – Salvador/BA

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade