Política

Lula é criticado por suposta fala racista: "Uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor”

“Uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor”, ao se referir a uma jovem negra que foi premiada.

04/02/2024 às 12h58, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Lula
Foto: Reprodução/CanalGOV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou constrangimento e virou alvo de críticas por suposto racismo após declaração em agenda realizada na sexta-feira (2), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Durante o evento, ele disse que “uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor”, ao se referir a uma jovem negra funcionária da fábrica da Volkswagen, na tentativa de elogiá-la por ganhar prêmio por desempenho na empresa.

“Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: ‘Ela é cantora, vai’. Não, não vai cantar. Perguntei (e disseram): ‘Não, não vai ter música’. Então, ela vai batucar alguma coisa. Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor. Também não é. Falei: ‘Nossa, então ela é namorada de alguém’. Também não é. O que é essa moça? Essa moça foi premiada ano que vem como a mais importante aprendiz dessa empresa e ganhou um prêmio na Alemanha. É isso o que nós queremos fazer para as pessoas nesse país”, disse Lula.

Fonte: Bahia.Ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois digo e repito. Pode falar o q quiser Presidente Lula, seu maior feito já foi realizado, nos livrar daquela coisa chamado bozo. Não tenho como te agradecer. Sou negra com muito orgulho e não senti ofensa alguma em tua fala.

  2. Olha o gado preocupado com fala racista. Pasmem, não dá para acreditar em tanta hipocrisia. Vem dá origem afrodescendente os instrumentos acima citados, sou negra, baiana e não vi fala alguma de cunho racista

  3. Acho uma bobagem e muita celeuma em qualquer coisa que se fale a respeito de sexo, cor, raça, ou opção sexual. Tudo e racismo e preconceito? E agora que acontece com um dos que dividiram, e dividem o Brasil politicamente, e criaram toda esta “divisão”, vão pedir o impeachment? Cadê os “ofendidos” e os artistas e cantores??????????

  4. A indignação desses grupos é seletiva, depende de quem fala essas pérolas. Quando foi proferida a frase, ” Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido? “, tb não vi repercussão de grupos defensores do feminismo etc.

  5. De acordo com os comentários, parece que agora temos um monte de bolson…preocupados com falas preconceituosas. Quando o “minto” fez menção ao peso de um homem com “arroba” vocês estavam aonde, bando de hipóc…?!

  6. Gostar de batuque ou gostar de tambor é ofensa? Agora também vou ofender o nordestino por dizer que ele gosta de forró? Vou ofender o ciganos por gostar de ler cartas? Ahhh me poupem….

  7. Suposta fala racista, suposto racismo? Pense num fuzuê que estaria nesse país se essa fala tivesse saído da boca do Presidente anterior, triste Brasil.

  8. SE FOSSE OUTRO PRESIDENTE CERTAMENTE JÁ TERIA SIDO LINCHADO PELA VELHA MÍDIA E OS PUXA SACOS DE PLANTÃO MAS ESSE É O RACISMO DO AMOR. PORTANTO TÁ VALENDO!!!

  9. Se fosse qualquer outro político seria cancelado, acusado de ser misógino, racista e intolerante religioso.
    Teríamos um evento canônico nas redes sociais, todo um documentário no fantástico e mobilização dos artistas (só que a lei Rouanet voltou, então, os famosos largaram a mão de todo mundo) e é o Lula falando!
    Logo é um “suposto racismo”, sem a intenção de cometer e a mídia passa pano sem a intenção de cancelar!

  10. O povo brasileiro como os babacas de feira pensa com o traseiro, dando mandatos a esses sujeitos. Reeleição nunca mudar eM cada eleição e saude para democracia.

  11. Esse senhor só abre a boca pra falar merda e a imprensa comprada, fica calada. E ele além de usar um termo racista ainda foi além. “Essa moça foi premiada no ano que vem” Lula
    Imaginem se fosse o Bolsonaro falando isso, o acorda cidade iria passar o programa todo batendo no ex presidente

    1. Mas existem termos “MAUS”, porém bem colocados, ou mesmo mal colocados.
      E especialidade em termos MAUS, porém muito bem exprimidos, por serem autênticos na sua essência, o ex-presidente (graças a Deus, que é “ex”) é um especialista.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade