Política

Lula diz a senadores governistas que vetará marco temporal do Congresso

Tese que impede indígenas de reivindicar terras foi declarada inconstitucional pelo STF na semana passada.

28/09/2023 às 12h08, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) disse a senadores governistas que barrará o marco temporal aprovado a toque de caixa nesta quarta-feira (27) no Senado. A informação é do colunista Tales Faria, do portal UOL.

Lula pode vetar todo o texto ou aprovar a proposta parcialmente — já que o petista indicou a aliados que não aceitará o projeto de lei na íntegra.

Nos bastidores, a informação que circula é que o senador bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) disse que a oposição aceitará trechos do veto de Lula.

Segundo o colunista do UOL, o marco temporal, que impede indígenas de reivindicar terras que não ocupavam à época da Constituição de 1988, não é a única proposta que Lula terá de analisar. Está nas mãos do presidente um projeto de lei que impõe várias outras restrições aos territórios indígenas, inclusive rever demarcações já consolidadas.

De qualquer maneira, a disputa sobre o assunto vai se prolongar. Como o marco temporal foi declarado inconstitucional pelo STF na semana passada, é quase certo que a lei será contestada na Corte e barrada pelos ministros quando for julgada.

Fonte: Bahia.ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Somos todos iguais ou não? Insistem, nos interesses políticos nefastos, em dividir o povo em gênero, classe, côr, opção sexual etc etc e temos que conviver com estas “divisões” que só interessam a “políticos, ongs, institutos, e pessoas espertas que se locupletam de alguma forma”. Pra que índios querem terras maiores até que Estados SE não trabalham nem 10% destas terras? Qual a utilidade e interesses de tantas “ongs” em terras “indígenas” e “órgãos” que, pelas notícias, de nada servem? São perguntas do povo simples e trabalhador que precisa só de uma tarefa pra sobreviver.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade