Política

Lira entrega a Aras representação sobre ataque de bolsonaristas à Câmara

Notícia-crime será analisada por grupo criado pela PGR para agilizar apurações sobre terrorismo praticado por bolsonaristas radicais durante atos de 8 de janeiro, em Brasília.

16/01/2023 às 15h31, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

procurador-geral da República, Augusto Aras
Foto: TSE

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), entregou nesta segunda-feira (16) ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma notícia-crime com informações a respeito da invasão e depredação do prédio da Câmara dos Deputados por bolsonaristas radicais.

Em 8 de janeiro, radicais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios sedes dos três poderes, em Brasília.

A representação entregue por Lira será analisada por um grupo criado pela PGR para apurar os crimes cometidos no episódio.

A procuradoria pode propor a abertura de ações penais contra os envolvidos nos atos de terror ainda nesta semana.

Na sexta (13), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também entregou a Aras uma representação com informações sobre terroristas que invadiram o Senado no domingo (8).

Investigação
Segundo a procuradoria, Lira colocou a advocacia da Câmara à disposição para ajudar nos trabalhos e no fornecimento de provas contra os invasores.

“Esperamos que o Ministério Público cumpra o seu papel e promova a responsabilização não só por causa da depredação, que é grave, mas sobretudo por causa do atentado sofrido pelas instituições”, disse Lira no encontro.

Aras, ao receber o documento, afirmou que “tomará todas as medidas cabíveis junto às autoridades judiciais para apurar e punir os responsáveis pelos atos e, sobretudo, para impedir que fatos como os registrados no dia 8 de janeiro jamais voltem a ocorrer no país”.

O procurador-geral destacou ainda que já estão prontas as primeiras denúncias contra os envolvidos. Nos casos em que não for possível apresentar denúncias, será feito um pedido de abertura de investigação.

O trabalho de investigação dos atentados contra as sedes dos três poderes foi dividido em quatro núcleos: executores, autores intelectuais e instigadores, financiadores e agentes públicos.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SE a “justiça, aliada a midia quase toda de esquerda, tivesse esta impetuosidade e coragem pra denunciar e divulgar todas as merdas e crimes que aconteceram ao longo destes últimos 20 anos, o Brasil seria o Brasil dos sonhos.

Mais Notícias

Pacheco diz a aliados ver desarticulação do governo e crise ampla com revisões de decisões do Congresso pelo STF

Política

Pacheco diz a aliados ver desarticulação do governo e crise ampla com revisões de decisões do Congresso pelo STF

Para o presidente do Senado, se houver uma sistemática revisão de decisões do Congresso pelo Judiciário, Executivo ganha e Judiciário...

29/04/2024 às 10h34

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da ADEFS

Política

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da Assembléia de Deus

O ex-prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vereador Edvaldo Lima e do ex-vereador Cadmiel Pereira, ambos membros da Adefs e...

28/04/2024 às 21h22

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

image

Rádio acorda cidade