Justiça

Justiça intima Braskem por danos causados pela exploração de sal-gema

Cidade de Maceió tem áreas afundadas e com risco de colapso.

01/12/2023 às 17h39, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/TV Gazeta

Agência Brasil – A Justiça Federal de Alagoas aceitou pedido de tutela de urgência contra a Braskem pelos danos causados em Maceió devido ao afundamento de uma mina de exploração de sal-gema. Em nota divulgada nesta sexta-feira (1) a empresa disse que já foi intimada e que “avaliará e tomará as medidas pertinentes nos prazos legais aplicáveis e manterá o mercado informado sobre qualquer desdobramento relevante sobre o assunto.” O valor da causa é de R$ 1 bilhão.

A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas e pela Defensoria Pública da União contra a companhia e o Município de Maceió. Entre os pedidos feitos e deferidos está a inclusão de uma nova área de criticidade, segundo mapa mais recente elaborado pela Defesa Civil, atualização monetária dos valores pagos às pessoas atingidas e contratação de assessoria técnica independente e especializada, para dar suporte aos atingidos na avaliação dos cenários e tomada de decisão acerca de sua realocação ou permanência na área.

A Justiça também determinou que a empresa deve viabilizar a inclusão facultativa de todos os atingidos cujos imóveis estão localizados na área de criticidade 01 da Versão 5 do Mapa, com a atualização monetária correspondente aos valores estabelecidos por programa de reparação do dano material provocado pela alegada desvalorização do imóvel, bem como o alegado dano moral sofrido em decorrência da inclusão do imóvel no mapa.

Também foi determinada a contratação de empresa independente e especializada para a identificação do dano material dos imóveis na hipótese de decisão do atingido permanecer na área de criticidade 01 da Versão 5 do Mapa da Defesa Civil.

A Braskem disse ainda que continua mobilizada e monitorando a situação da mina 18, localizada no bairro do Mutange, “tomando todas as medidas cabíveis para minimização do impacto de possíveis ocorrências. Referido monitoramento, com equipamentos de última geração, foi implementando para garantir a detecção de qualquer movimentação no solo da região e viabilizar o acompanhamento pelas autoridades e a adoção de medidas preventivas, como as que estão sendo adotadas no presente momento”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

ACM Neto defende revogação de portaria da 'aprovação em massa': 'Uma vergonha para nosso estado'

Política

ACM Neto defende revogação de portaria da 'aprovação em massa': 'Uma vergonha para nosso estado'

Para Neto, a diferença educacional entre escolas particulares e públicas já é abissal, o que prejudica a entrada dos jovens....

26/02/2024 às 21h31

Câmara aprova homenagens a várias categorias profissionais e também aos 40 anos do HGCA

Feira de Santana

Câmara aprova homenagens a várias categorias profissionais e também aos 40 anos do HGCA

Requerimentos propondo a realização dos eventos foram aprovados por unanimidade do plenário do Legislativo.

26/02/2024 às 19h27

"Só saímos em abril", diz vereador Lulinha sobre saída da suplência na Câmara Municipal

Política

"Só saímos em abril", diz vereador Lulinha sobre saída da suplência na Câmara Municipal

Lulinha (União Brasil) é suplente da atual Secretária da Mulher, Gerusa Sampaio.

26/02/2024 às 15h15

Lula evita comentar ato de apoio a Bolsonaro; Rui vê 'confissão' em fala do ex-presidente

Política

Lula evita comentar ato de apoio a Bolsonaro; Rui vê 'confissão' em fala do ex-presidente

Em coletiva de imprensa sobre moradia popular, no Palácio do Planalto, Lula foi questionado sobre manifestação de Bolsonaro e apoiadores...

26/02/2024 às 14h58

Vereador Zé Carneiro

Política

“Estou à disposição”, diz líder do governo da Câmara sobre intermédio na votação de pedido de empréstimo da prefeitura

"Ninguém quer dar cheque em branco na Câmara, queremos apenas que a presidente paute o projeto", completou José Carneiro.

26/02/2024 às 12h00

Silas Malafaia, à esquerda de Bolsonaro,

Política

Malafaia ataca Moraes e Barroso em ato de Bolsonaro na Avenida Paulista

Pastor participava de manifestação convocada pelo ex-presidente em meio às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.

26/02/2024 às 11h15

image

Rádio acorda cidade