Política

Governo fará 'rodízio' para 'oxigenar' conselhos de estatais após impasse na Petrobras, diz ministro

Valor de mercado da Petrobras caiu após empresa decidir não pagar dividendos extras.

12/03/2024 às 14h34, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ TV Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta terça-feira (12) que o governo fará mudanças nos conselhos de outras estatais, além da Petrobras.

Segundo o ministro, a medida visa “oxigenar” os conselhos de administração das empresas. Costa não informou quais estatais terão mudanças.

“Esse rodízio nós vamos fazer em outros lugares, rodízio de pessoas de um conselho para outro. Até para oxigenar os conselhos das estatais a gente vai fazer com algumas pessoas esse rodízio. Não é exclusivo da Petrobras, nós haveremos de fazer esse rodízio em outros conselhos também”, afirmou o ministro.
O chefe da Casa Civil deu a declaração um dia depois depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidir que o Ministério da Fazenda ocupará uma das seis cadeiras que o governo tem, como principal acionista, no conselho da Petrobras.

Provável indicado


O secretário-executivo-adjunto da pasta, Rafael Dubeux, deve ser indicado. Costa afirmou que Lula poderá fazer outras mudanças no conselho da petroleira.

Lula definiu uma vaga para Fazenda após se reunir na segunda-feira (11) com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e ministros, entre os quais, Rui, Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

O encontro foi convocado em razão da polêmica provocada pela posição da Petrobras de não distribuir aos acionistas os chamados dividendos extraordinários, que derrubou o valor de mercado da companhia.

Questionado se a estatal poderá pagar os dividendos extras, Costa declarou que caberá à própria companhia tomar a decisão.

Os dividendos são uma parcela do lucro da empresa que é repartida entre os acionistas. Não pagar os dividendos é interpretado pelo mercado como um sinal de menor atratividade (rentabilidade) da estatal.

Os dividendos extraordinários são aqueles pagos além do mínimo obrigatório. Ou seja, a empresa não tem que pagá-los necessariamente, mas eles também não podem ser usados para investimentos.

Após a decisão da Petrobras, na semana passada, de não pagar os dividendos extraordinários, o valor de mercado da estatal registrou um tombo de R$ 55 bilhões.

Fonte: g1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não tem nada haver com oxigenar. O presidente quer intervir na administração da Petrobras que já está perdendo bilhões desde a ultima quinta feira quando ele disse que não vai pagar os lucros aos investidores e também na Vale que ele quer colocar os companheiros dele. Olha a carta de demissão do conselheiro independente da vale falando tudo.

Mais Notícias

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da ADEFS

Política

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da Assembléia de Deus

O ex-prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vereador Edvaldo Lima e do ex-vereador Cadmiel Pereira, ambos membros da Adefs e...

28/04/2024 às 21h22

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

Política

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas...

27/04/2024 às 14h27

image

Rádio acorda cidade