Saúde

Gestão apresenta balanço e discute melhorias do Planserv com líderes sindicais

Questões referentes à comunicação do plano com os beneficiários também foram discutidas, com sugestões, para serem aprimoradas.

13/08/2023 às 11h54, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação


Líderes sindicais e representantes de classe dos servidores públicos da Bahia se reuniram com o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, e com a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito. No encontro, os sindicalistas fizeram propostas para aprimorar o atendimento da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Planserv). A gestão da pasta apresentou os números de atendimento do plano e falou sobre o processo de modernização do Planserv, inclusive com lançamento do novo aplicativo, que vai aprimorar a prestação de serviço para os usuários.

A reunião foi realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na quinta-feira (10), e contou com a presença dos principais líderes sindicais dos servidores públicos da Bahia. O Planserv tem uma previsão orçamentária de R$ 2 bilhões este ano, para atender uma carteira de cerca de 500 mil beneficiários em todo o estado. A Assistência à Saúde dos servidores do Estado autoriza, em média, a realização de 30 mil consultas, exames e procedimentos por dia. No último semestre, o plano cobriu mais de 250 mil internações e atendimentos de emergência de saúde, além de 452 mil exames de imagem e 5,8 milhões de exames laboratoriais realizados.

A gestão do Planserv destacou ainda sobre o lançamento de novo aplicativo, que vai possuir diversas funcionalidades, como os processos de autorização dos procedimentos com seus respectivos protocolos, além das consultas de rede. Os representantes de classe falaram da necessidade de melhorias no atendimento, sobretudo no interior do estado. Também ressaltaram a importância do aprimoramento do atendimento nas emergências na capital. A coordenadora do Planserv explicou que a rede de hospitais credenciados ao plano está funcionando de forma regular. No entanto, algumas unidades estão enfrentando problemas de superlotação, por causa da grande incidência de síndromes respiratórias, características dessa época do ano.

Socorro Brito acrescentou que unidades como Hospital Português e Santa Izabel estão com credenciamento regular, mas o Hospital da Bahia está passando por uma reforma, o que impacta no atendimento. No entanto, a gestora ressaltou que o Planserv possui uma ampla rede credenciada, que inclui outras opções de grandes hospitais, como Prohope, Agenor Paiva e Hospital da Cidade.

Outro ponto abordado pelos representantes de classes diz respeito ao tempo no atendimento às determinações judiciais. A coordenadora explicou que o plano possui estrutura para tratar esse tipo de demanda, com canais de atendimento como call center e a ouvidoria. Brito acrescentou que os casos concretos são tratados de forma individualizada. Questões referentes à comunicação do plano com os beneficiários também foram discutidas, com sugestões, para serem aprimoradas.

Participaram do encontro Eustácio Lopes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis; Ivanilda Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde; e Marinalva Nunes, coordenadora da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab). Também estiveram presentes na reunião Rui Oliveira, coordenador-geral da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB – Sindicato); Maria José, diretora do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud); além de Firmino Oliveira e Daiana Alcântara, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia, respectivamente diretores do Sintest da Uneb e Uesb.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Governador Jerônimo Rodrigues - Foto Ed Santos - Acorda Cidade

Política

Diálogo entre aliados atrasa anúncio de candidato do PT à prefeitura de Feira

O governador destacou a importância de consenso entre aliados para garantir um ambiente de tranquilidade dentro do partido.

20/02/2024 às 15h47

lula ft reprodução

Política

Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense

Em visita à Etiópia, Lula disse: 'O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não...

20/02/2024 às 09h59

Deputada - Amália Barros

Acessibilidade

Proposta prevê treinamento de PMs e bombeiros para o atendimento a pessoas com deficiência

Texto será analisado por quatro comissões permanentes da Câmara dos Deputados.

20/02/2024 às 08h09

Governador Jerônimo Rodrigues - Foto Ed Santos - Acorda Cidade

Aula Inaugural

"Eu não vou colocar peso nos ombros dos prefeitos, eu quero dividir a responsabilidade", diz governador da Bahia durante inauguração de escola

Em seu discurso, Jerônimo Rodrigues rejeitou a ideia de atribuir culpas aos prefeitos e prefeitas, reconhecendo que a responsabilidade pela...

19/02/2024 às 15h11

Antônio Josevaldo Silva Lima e seu filho, o atual prefeito Adriano Lima.

Luto

Ex-prefeito de Serrinha e pai do atual gestor, “Doutor Zevaldo” morre aos 75 anos

Antônio Josevaldo Silva Lima, de 75 anos, mais conhecido como “Doutor Zevaldo” faleceu no Hospital São Matheus, em Feira de...

19/02/2024 às 11h49

Presidente Lula

Política

Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto

A decisão aconteceu depois de o presidente do Brasil comparar ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de...

19/02/2024 às 10h18

image

Rádio acorda cidade