Bahia

Empresa do metrô de Salvador faz proposta de linha até Feira de Santana com viagem de 45 minutos

O trem teria estações em Salvador e Feira de Santana, além de paradas em cidades importantes como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro.

01/09/2023 às 15h46, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Você já imaginou fazer a viagem entre Salvador e Feira de Santana em apenas 45 minutos? Essa é a proposta do Trem Regional da Bahia, um projeto que está sendo estudado pela CCR, a empresa que administra o metrô de Salvador.

No final de julho, a CCR enviou uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) para diversos órgãos do Governo da Bahia, buscando o apoio para realizar estudos de viabilidade e convocar a iniciativa privada para tornar esse projeto uma realidade.

A MIP é um instrumento jurídico que permite que uma empresa privada apresente propostas para a realização de obras ou serviços públicos que sejam de interesse do poder público. Após o envio, cabe ao governo analisar a viabilidade técnica da obra e abrir a licitação caso decida pela sua execução.

Benefício para 4 milhões de pessoas

Segundo o documento da CCR, o Trem Regional beneficiaria diretamente mais de 4 milhões de pessoas. O trem teria estações em Salvador e Feira de Santana, além de paradas em cidades importantes como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro.

O governador Jerônimo Rodrigues já havia confirmado que a construção da malha do Trem Regional no estado era um “objetivo da sua gestão” e que realizaria estudo de viabilidade técnica e econômica para sua implantação. O gestor inclusive já se reuniu com equipes da CCR para discutir o assunto.

Investimento de R$ 2,6 bilhões

A estimativa da CCR é que o projeto custe R$ 2,6 bilhões com um custo anual de R$ 280 milhões para manutenção do modal. A ideia da concessionária é realizar a obra em parceria com o poder público, através de uma PPP (Parceria Público-Privada) com um prazo de vigência de 30 anos pela administração.

O documento não especifica de onde o trem sairia na capital baiana, mas considera o entorno do distrito de Humildes, às margens da BR-101, como o ponto de chegada na Princesa do Sertão, com a provável implantação de um sistema rodoviário integrado que ligasse o modal ao centro de Feira através do Anel de Contorno.

Fonte: Portal NE9

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Projeto de quem tem visão de futuro, mas o valor está muito, muito alto.
    Na atual conjuntura talvez seja inviável a construção. Não há recursos para um investimento desse porte.
    Mas o projeto é ótimo se pensarmos na aproximação de Salvador com um entroncamento viário do porte de Feira de Santana. Além disso, deve-se levar em conta o campus da UFES e o Polo Industrial Tomba/ BR.

  2. Mim faça uma garapa, isso é promessa eleitoreira, a ponte Salvador itaparica também foi assim, pra iniciar em 2013, até hoje! Nada.
    Só o projeto gastaram mais de 250 milhões,
    Ficou só papel.

  3. Este projeto é muito interessante, inclusive a 6 anos atrais eu,estava ali as margens da BR 324 no entrocamento de Santo amaro em Geare e estava estudando está possibilidade e exatamente 6 anos depois vejo a apresentação de um projeto que vai dá certo.nao iria não vai da certo com certeza espero que o governo veja o melhor para a sua população e busquei o melhor , por que afinal de conta nos temos q expandi crescer ir a lugares longe .

  4. O que quero é o meu trem de volta é uma dívida que este governo tem pois o secretário anterior inconsequente tirou em plena pandemia. A prioridade é o nosso trem de calçada a Paripe e depois pensem em trilhar a Bahia toda.

  5. Seria viavel mais com esse governo que esta ai, não acredito e em 45 min? Impossível. Sem as paradas, o trem teria que viajar a 133 km/h.

  6. O Metrô de Salvador é um exemplo de sucesso entre a união entre uma empresa privada e governo do Estado. Nesse caso, é bem razoável imaginar que um transporte que se mostra eficiente em várias partes só mundo pode dar certo na Bahia também. Seria importante que Feira de Santana pudesse contar com um Prefeito mais competente em relação à mobilidade urbana na próxima eleição, para facilitar o projeto, pois se depender do grupo de Zé Ronaldo este projeto não sai.

  7. Muito bom mesmo, será uma grande evolução do metrô de Salvador, e os milhões de passageiros vão ficar super grato, terá mais segurança, confiança e menos estresse , a saúde emocional agradecerá muito, pois não terá que viajar tensso com a marginalidade, e o meio ambiente agradecerá,. Será uma maravilha pra todos

  8. Propostas excelente já foi mencionado acima, a ponte Salvador/Itaparica o BIT do Subúrbio etc gastaram milhões e não sai do papel,

  9. Eu rir quando o candidato Petista disse que iria levar o metros até a estrada do coco…
    Não levei fé na proposta do seu governo…
    Agora vou fazer o mesmo pra ver se continua funcionando…hahahaha metrô pra fora de salvador???z conta outra!

  10. Aos comentários negativos, leiam a matéria completa intérprete corretamente e depois comentem. Não é uma proposta eleitoral, é uma proposta de uma empresa privada, que em benefício próprio apresentar um projeto de PPP junto com a ferrovia!!!! Simples assim!!!

    1. Fábio infelizmente muitas pessoas não tem noção de um Projeto dessa envergadura, movimenta muitos órgãos, licitações, retiradas de imóveis modificações geral de estruturas. Como acontece em São Paulo, Curitiba, Rio que hoje já tem transporte público eficiente, o mais importante é que vai beneficiar emprego direto é indireto para centenas de pessoas. Que venha o metrô de Salvador/Feira ( Seja Bem Vindo)

  11. Kkkkkkkk kkkkkkk A galera do subúrbio estão esperando o VLT já uns 3 anos ou mais , pois tiraram os trens e nada até hoje. A tal ponte Salvador / Itaparica eu era menino nada até hoje , e agora vem essa conversa. Já basta o tal BRT da Feira que nada foi feito hoje pela equipe do coroné

      1. O interessante seria trabalhar em salvador como o salário é maior e morar em feira de Santana que o custo de vida é menor.

    1. Eu acho uma ótima ideia , acho que deveria ter metro no país inteiro, assim diminuía a necessidade de ter um carro e evitava muitos assistentes . Lembrando que , o transporte público é horrível. , Por isso o povo compra carro,

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade