Política

Em viagem à Argentina, Lula diz que relação do Brasil com o vizinho 'não deveria ter sido truncada'

Viagem a Buenos Aires é a primeira do petista após reassumir presidência. Ele pediu desculpas ao colega Alberto Fernández por 'grosserias' de Bolsonaro.

23/01/2023 às 15h07, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23), durante visita a Buenos Aires, que as relações entre Brasil e Argentina “nunca deveriam ter sido truncadas.

Em declaração à imprensa ao lado do colega argentino Alberto Fernández, Lula pediu desculpas ao povo argentino por “grosserias” feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A visita à Argentina é o primeiro compromisso internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia dos dois governos é fortalecer a relação dos dois países.

O relacionamento entre Brasil e Argentina ficou estremecido durante o governo de Jair Bolsonaro em razão de diferenças, sobretudo, ideológicas. Durante seu mandato, Bolsonaro criticava condução política do governo argentino após a eleição de Alberto Fernández, um político de esquerda.

“Hoje é a retomada de uma relação que nunca deveria ter sido truncada. A minha presença como primeira viagem feita depois da minha eleição a um país estrangeiro é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, produtiva, avançada, de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida para os seus povos”, disse Lula.

“Estou pedindo desculpas por todas as grosserias que o último presidente do Brasil, que eu trato como um genocida por causa da responsabilidade com o cuidado com a pandemia, todas as ofensas que fez ao Fernández”, completou o presidente Brasileiro.

À tarde, a agenda presidencial prevê encontro com empresários. À noite, o presidente deve ir a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.

Lula chegou no domingo (22) na Argentina. Em uma rede social, ele afirmou: “Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula disse, ” no Brasil acontece um fenômeno Bolsonaro conseguiu trazer os militares para o lado dele” agora pergunto, precisa explicar ao mundo porque?

  2. ESSA DEMAGOGIA TODA QUE ME PREOCUPA, FOI POR ISSO QUE NO GOVERNO Dilma, BNDES QUEBROU E OBRAS IMPORTANTES FICARAM PARADAS NO BRASIL TODO, ENQUANTO ISSO, Angola, Cuba, Venezuela E MUITOS OUTROS PAÍSES TIVERAM OBRAS FINANCIADAS PELO BNDES, E ATÉ HOJE NÃO RECEBEMOS UM MÍSERO R$ CENTAVO DESTES EMPRÉSTIMOS, APÓS SAIRMOS DA PANDEMIA COM O BNDES SANADO, OBRAS EM ANDAMENTO E A ECONOMIA ESTABILIZADA, EIS QUÊ, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUER REPETIR O FIASCO.
    ————————————–
    Dilma deixa PAC com obras paradas, atrasadas e canceladas por todo o país

    https://noticias.uol.com.br/politica/listas/dilma-deixara-pac-com-obras-paradas-atrasadas-e-canceladas-por-todo-o-pais.htm

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade