Bahia

Em protesto contra reajuste do ICMS, comércio deve baixar as portas em toda a Bahia

Pompílio Donato, contador e advogado na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, está organizado uma grande mobilização em toda região.

02/11/2023 às 07h01, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em protesto contra o aumento da alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na Bahia, que passa de 19% para 20,5%, conforme projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no último dia 27 de outubro, o comércio pode fechar as portas no estado nesta sexta-feira (3).

Pompílio Donato, contador e advogado na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, está organizado uma grande mobilização em toda região. Ao site Achei Sudoeste, Donato salientou que o aumento vai afetar todos os consumidores, principalmente aqueles com menor poder aquisitivo.

“Esse aumento causou uma certa indignação em toda população, na classe de comerciantes, contadores e toda sociedade”, acrescentou.

Hoje, segundo Donato, o empresário não tem condições de absorver toda carga tributária e uma parte é repassada ao consumidor. Com o aumento do ICMS, todos os produtos, desde os mais básicos, serão impactados e o consumidor final, a população em geral, sofrerá as consequências. A mobilização proposta pelo advogado na região busca sensibilizar os deputados para rejeitarem o projeto de lei.

“Precisamos começar a pressão logo porque é um projeto absurdo. Vai prejudicar todo mundo”, finalizou.

Fonte: Achei Sudoeste

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu não espera nada de bom dessa turma do PT. Aumento dos impostos é para o ventre deles, e eles aumentam privilégios. Como seguranças e veículos, e viagens de helicóptero e enfim. Fazem o L nas próximas eleições municipais. E chorem de novo essa culpa eu não levo.

  2. Kkkkkkkkkk, ta lindo de se ver o pt se acabando com suas proprias mãos, voces foram avisados ne mais ninguem quiz ouvir agora é engolir o choro e fazer o L obs: voces acham que esse rombo de bilhões no governo lula vai sair do bolso de quem?

  3. É o imposto do amor.l! Se aumentar para 30% ninguém vai reclamar. Aproveitem não é todo governo que tem essa condescendência da população!

  4. Tem que aumentar a fiscalização para quem sonega imposto, pegar pesado, sou contra aumentar impostos, poderia arrecadar mais na fiscalização pesada.

  5. Votou nos PTRALHAS agora aguenta.
    É a violência crescendo e os impostos em todos os setores aumentando absurdamente. Choro é livre e LLLLLLLL.no Brasil e principalmente na Bahia.

  6. O que o povo pode esperar de uma Assembleia Legislativa cooptada pela distribuição de verbas públicas através de Emendas. O aumento efetivo do ICMS para 25,79% é um desrespeito ao povo e caminha ao contrário da Reforma Tributária que prevê 27,5 % para ser dividido entre União, Estados e Municípios. Deputados sem dedos.

  7. ICMS na Bahia, será segundo aumento em 1 ano. Um absurdo. !! Toma povo… Vota no time…. A maioria quem manda….
    Ao invés do governo ganhar no volume, prefere aumentar e di.inuir o consumo do povo. As Empresas fechando e o desemprego aumentando.kkkkk que ironia

  8. Rapá, o PT chegou pra acabar com tudo mesmo, uma crise dessa,recorde de desemprego na Bahia e o governo petista com essa de aumentar imposto.Totalmente Crayze.

    1. Gerson Ribeiro,Infelizmente foi esse cara que o povo besta escolheu,um cara que ninguém nunca ouviu falar nele,esse desgoverno ultimamente só está pensando em aumento de impostos pra manter a gastança desse desgoverno,eles nao estao preocupados em fazer nada pro povo não,mas em arrecadar pra o bem estar de cada um,Infelizmente quem não votou nele amarga as decisões de quem o ajudou ele ser eleito achando que ele ia fazer um bom governo,tá aí o resultado,muito aumento de impostos e criacao de mais e mais impostos,cada um tem de baixar sua cabeça e aceitar os prejuízos dessas pessoas que se dizem trabalhar pra o povo,lei do engano pra quem achou que o desgoverno ia ser bom,olha os prejuízos aí.

  9. Parabéns, Pupilo Donato, por esta excelente iniciativa lá em Guanambi, região do sudoeste baiano. E por aqui, Salvador, Feira de Santana, demais regiões do Estado, entidades de classes,
    representantes do comércio, da indústria, do agro-negócio, dos serviços, deputados que se dizem representantes do povo, meios de comunicação, o que pretendem fazer? Cruzar os braços, silenciar, se acovardar, se acomodar, dizer amém, engolir, aprovar? Pelos deputados eu me atrevo a responder: farão tudo isso que citei e, por fim, irão aprovar, pq todo governo com maioria na Alba, aprova o que bem quiser e entender. A grande maioria dos Deputados, que compõem a base do Governo, apaniguados que recebem os favores e participam do rateio das Secretarias de Estado e dos milhares de cargos em comissão e de confiança que o Poder Executivo oferece para cooptá-los e mantê-los encabrestados e subservientes para aprovarem todos os PL que o Executivo encaminha. Lembrem, no passado recente, no governo que era chamado de “malvadeza”, a alíquota interna do ICMS era 17 %. Aí vêm os que se dizem “salvadores da pátria”, cuidadores dos pobres e vulneráveis, e aplicam mais e mais reajustes, – ICMS para 18%, para 19%, e, agora, para 20,5%, e em outros tributos e tarifas tambem – IPVA, Detran, Embasa, etc. “Recebam”!!! Todo mundo sabe que o Brasil detém uma das maiores cargas tributárias do mundo, e os governantes – em todas as esferas , federal, estadual, municipal – , não se cansam de maquinar o mal contra o mesmo povo que eles juram de pés juntos que são ardorosos defensores, e, tomem, mais e mais, aumento de carga tributária! E, o pior ainda, é que não oferecem a contra partida, que seria, também, melhorar os índices na qualidade dos serviços públicos sob suas responsabilidades, como Educaçao, Saúde, Segurança Pública, Saneamento básico, dentre outros, os quais estão, infelizmente, entre os piores do Brasil. Deus, tenha misericórdia de nós, pois não sabemos aonde vamos parar!

  10. Caramba, o PT já sofre tanto desgate e o governador vem com uma besteira dessa. Não é possível que tudo acabe em aumento de imposto. Depois não reclame quando as pessoas questionam os benéficios sociais. É complicado bancar tanta coisa a tanta gente.

    1. Sandra,Infelizmente nesse desgoverno só se ver aumento de impostos,nunca tem intenção de baixar nada,só aumento e é assim que vai continuar,o povo quis assim,então todos tem de comer calado e baixar a cabeça,Infelizmente.

  11. Não é segredo pra ninguém que a cidade conservadora de Feira é anti-PT. Apoiaram Bolsonaro até debaixo d’água. Balela! Vão repassar o ICMS para o consumidor como sempre fazem. Ódio ao partido dos trabalhadores.

Mais Notícias

Laudos que atestem autismo e síndrome de down terão prazo indeterminado

Bahia

Laudos que atestem autismo e síndrome de down terão prazo indeterminado

Proposição é de autoria conjunta dos deputados Bobô (PC do B), José de Arimateia (Republicanos), Raimundinho da JR (PL) e...

02/05/2024 às 18h42

Câmara promulga emenda que aumenta para 23 número de vereadores em cidade baiana

Política

Câmara promulga emenda que aumenta para 23 número de vereadores em cidade baiana

A partir da eleição deste ano, os moradores vão eleger 23 legisladores, e não mais 21, como ocorre atualmente.

02/05/2024 às 15h43

empresário Evaldo Martins

Bahia

Missas de um ano de falecimento do empresário Evaldo Martins acontecem na próxima terça-feira (7)

Familiares e amigos vão se reunir para homenagear o economista, empresário e pecuarista que deixou esposa, quatro filhos e cinco...

02/05/2024 às 15h28

Câmara de Deputados

Economia

Lei isenta de Imposto de Renda quem ganha dois salários mínimos; veja as faixas de tributação

A Lei 14.848, de 2024, é oriunda do PL 81/2024, aprovado com relatório de Randolfe Rodrigues (sem partido-AP)

02/05/2024 às 12h09

Congresso Nacional

Política

Líder do governo, Randolfe pede reunião a Rodrigo Pacheco para 'acalmar' relação

Nesta semana, presidente do Senado recusou almoço para discutir relação com o governo Lula. Randolfe tenta retomar diálogo, em 'temperatura'...

02/05/2024 às 11h51

Governador Jerônimo Rodrigues

Bahia

“Em pleno ano de 2024, morrer de verminose é inadmissível”, reforçou o governador durante anúncio do Programa Cisternas para o seminário baiano

Parceria do Governo do Estado com o Ministério de Desenvolvimento Social, programa tem aporte de R$40 milhões.

01/05/2024 às 11h34

image

Rádio acorda cidade