Política

Em delação, Cid diz à PF que Bolsonaro deu ordem para fraudes em certificados de vacina

O ex-ajudante de ordens confirmou a participação no esquema e afirmou que entregou cartões falsos em mãos ao próprio Bolsonaro.

24/10/2023 às 14h40, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Em depoimentos prestados à Polícia Federal (PF) como parte de acordo de delação premiada, o ex-ajudante de ordens da Presidência da República, Mauro Cid, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu ordem para fraudes em certificados de vacina contra a Covid-19.

Conforme apuração de Aguirre Talento, no UOL, três fontes que acompanharam o acordo de colaboração confirmaram que o tenente-coronel admitiu a participação na falsificação dos cartões de vacina inseridos no sistema do Ministério de Saúde e implicou diretamente o ex-presidente no esquema.

Advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten negou a acusação. “Eu garanto que o presidente nunca pediu nem pra ele, nem para a filha dele. Até porque o mundo inteiro conhece a posição dele sobre as vacinas, e o visto dele, como presidente da República, não necessitava de comprovante de vacina. A filha menor de idade também não tinha necessidade, razão pela qual não fez qualquer pedido ao tenente-coronel Mauro Cid sobre os certificados”, afirmou.

Apesar das alegações da defesa, Mauro Cid disse à PF que recebeu ordens do ex-presidente para confeccionar os comprovantes falsos em nome dele e da filha mais nova, Laura. O tenente-coronel relatou ainda que providenciou os documentos por meio de aliados e que, após imprimi-los, entregou os cartões em mãos ao próprio Bolsonaro.

Segundo o UOL, a PF já tinha provas suficientes sobre o esquema, mas buscava identificar a participação do ex-chefe do Executivo no caso. Na delação, Cid confirmou aos investigadores fatos já identificados anteriormente, a exemplo da inserção dos dados falsos de vacina de Bolsonaro e Laura por funcionários da Prefeitura de Duque de Caxias no sistema do Ministério da Saúde em 21 de dezembro de 2022.

Fonte: Bahia.ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não demora a ser general. Me digam, QUANTOS “fraudaram” estes cartões para não tomarem estas “vacinas sem comprovação de eficácia”? Quanta gente da saúde desviou e vendeu doses? Quantos deram um “jeitinho” e burlaram entradas em locais em que o comprovante da vacina era obrigatório? Quantas pessoas NÃO tomaram esta droga? Delator é o covarde que não assume seus atos e espera uma diminuição da pena SE for culpado, ou uma vantagem qualquer. NINGUÉM DEVE SER OBRIGADO A SERVIR DE COBAIA.

    1. Rapaz , cai fora , vai assitir novelas, gente burra não pode comentar coisas sem saber .
      Todos que fraudaram cometeram crimes e inclusive você poderia apresentar provas desses crimes acima citados.
      Deixa de ser baba

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade