Bahia

Em audiência pública, deputado Robinson ressalta importância de políticas públicas para pessoas com deficiência

Para o parlamentar, os dados apresentam um indicativo da necessidade de investimento e orçamento público para atender esta população.

05/12/2023 às 20h36, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Ascom

Medidas para garantir atividades esportivas mais seguras, acessíveis e inclusivas para pessoas com deficiência foram alvo de debate em audiência pública, nesta terça-feira (5), proposta pelo deputado Robinson Almeida e realizada na promovida na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa. O colegiado abordou a importância de políticas públicas, de equipamentos públicos e equipados focadas para pessoas com deficiência.

“O Brasil possui 20 milhões de brasileiros com alguma deficiência. São cidadãos que pagam impostos e que precisam ter acesso ao serviço público”, declarou o proponente da audiência, deputado Robinson Almeida, Líder da Federação PT, PC Do B e PV.

“O Nordeste concentra a maior parte dessa população, a Bahia é o 5º estado que possui maior número de população com deficiência”, continuou o petista.

Para o parlamentar, os dados apresentam um indicativo da necessidade de investimento e orçamento público para atender esta população.

“Um dos caminhos é o esporte, que é a porta de entrada para inclusão”, sugeriu. “Mas tem a inclusão econômica, social e do direito à cidade, com mais acessibilidade”, ilustrou Robinson.

O parlamentar também apresentou os dados do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos. O Brasil foi primeiro colocado no quadro de medalhas da última edição da competição, com 124 ouros e 308 medalhas no total, sendo a melhor marca de todos os tempos da competição.

Para apresentar os investimentos do Governo do Estado na área, o superintendente da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) Vicente Neto apresentou os trabalhos realizados para garantir a inclusão.

“Nós estamos incorporando as necessidades nas políticas públicas existentes, como a aquisição de elevadores para as piscinas públicas”, exemplificou.

O gestor ainda disse que o governador Jerônimo Rodrigues pediu atenção especial para a população com deficiência e, com isso, a Sudesb criou um núcleo para cuidar da área e vem planejando com as federações esportivas as melhores formas de inclusão. O superintendente também está garantindo orçamento para compra dos equipamentos necessários.

Já a diretora de projetos paradesportivos de educação, lazer e inclusão social do Ministério dos Esportes, Nayara Karin Falcão, falou da importância da recriação do ministério para tratar dessa questão específica e mesmo com a criação a diretora diz ainda ter dificuldade com orçamento. Ela garante que a partir de 2024 a pasta consiga mais recursos para garantir as políticas públicas fundamentais e fez um apelo ao Governo do Estado da Bahia:

“Precisamos de esportes inclusivos nas escolas. E, nesse momento, quando falo de inclusão, não trato de momentos especiais para pessoas com deficiência. Precisamos ter práticas esportivas entre pessoas com deficiência juntas com pessoas não-deficientes”.

“Esporte é educação, segurança pública e pacificação”, disparou.

O parlamentar Robinson Almeida destacou as escolas em tempo integral que o Governo do Estado está entregando para a população como uma janela de oportunidade para potencializar a agenda.

“Precisamos que o Parlamento tenha um olhar mais atencioso para o movimento das pessoas com deficiência”, disse João Batista Carvalho e Silva, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).

Além dele, vários representantes da sociedade civil se revezaram solicitando mais atenção para a pauta no interior da Bahia, assim como que as aulas de educação física nos Ensinos Fundamental e Médio tenham a inclusão como meta.

O deputado federal Zé Neto (PT) e o vereador de Salvador, Tiago Ferreira (PT), colocaram o mandato à disposição e também suas emendas com o objetivo de fortalecer os esportes.

Participaram da audiência o membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-BA, Sérgio Murilo de Brito Souza; Márcia Gonçalves, presidente do Centro de Surdos da Bahia (Cesba); Virgílio Leiro, representando o Centro de Referência Paralímpico da Bahia; Josemar Lourenço da Silva, diretor paradesportivo da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Políticas públicas, inclusão, pobreza, fome, crimes diversos, ideologias, racismo, preconceito, excluídos, etc etc etc. É costume, principalmente da parte de políticos e “locupletistas ambulantes”, baterem nestas teclas como se estivessem manuseando seus celulares, esquecendo por conveniências próprias que “SOMOS TODOS IGUAIS E DEVEMOS TER OS MESMOS DIREITOS”, independente da nossa situação social. É mais fácil DIVIDIR UM POVO criando “slogans” explorando as necessidades de cada um do que resolver um problema social em massa. Deviam batalhar começando por uma REFORMA POLÍTICA E JUDICIÁRIA GERAL, acabando com a quantidade absurda de Ministérios, pessoal, assessores, “suplentes, salários e mordomias, que levam a maioria do povo à miséria e uma minoria a explorar todo o povo trabalhador e pagador de impostos. Estas “promessas” e discursos perduram a dezenas de anos e continua o mesmo blá blá blá de sempre.

Mais Notícias

Vereador

Política

Vereador Pedro Américo propõe Plano de Adaptação à Mudança do Clima

Uma das iniciativas apresentadas pelo edil é a proposta de criação de auxílio financeiro para famílias prejudicadas por desastres naturais....

18/05/2024 às 09h16

Senador

Política

‘Geraldinho não é da tradição do lado de cá, mas está do nosso lado’, diz Wagner sobre vice-governador não ser de esquerda

"Otto Alencar não tem a tradição de esquerda, tem? E está aí com a gente. Outros que eu poderia citar...

18/05/2024 às 09h12

Dilton Coutinho, diretor do Acorda Cidade

Os parabéns de Dilton Coutinho

O aniversário de um campeão de audiência

Responsável com a notícia e, por isto, detentor de grande credibilidade, Dilton faz o seu trabalho com amor.

18/05/2024 às 09h04

Sessão Especial

Dia do Defensor Público

Sessão especial do Dia Nacional dos Defensores e Defensoras tem participação da ADEP

A presidente da Associação aproveitou ainda para solicitar o apoio dos parlamentares à causa dos defensores e defensoras.

17/05/2024 às 19h37

Ministro do STF

Política

Moraes suspende resolução do CFM que impedia procedimento usado em caso de aborto legal

Ministro viu indícios de que conselho ultrapassou lei e Constituição ao impedir 'assistolia fetal' em gravidezes acima de 22 semanas....

17/05/2024 às 17h18

Conselho Político da pré-campanha de Zé Neto lança movimento União por Feira para ouvir o povo sobre o futuro da cidade

Política

Conselho Político da pré-campanha de Zé Neto lança movimento União por Feira para ouvir o povo sobre o futuro da cidade

Presidentes municipais dos partidos que compõem a base, secretários de Estado, lideranças políticas e vereadores estiveram presentes.

17/05/2024 às 15h37

image

Rádio acorda cidade