Política

Deputados estaduais antecipam recesso e terão 40 dias de férias no meio do ano

Vale lembrar que os deputados têm direito ainda ao recesso de final de ano.

21/06/2023 às 16h13, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

A sessão, bastante movimentada, foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Com a votação, em segundo turno, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta terça-feira (20), os deputados estaduais anteciparam em dez dias o recesso de meio de ano da Assembleia Legislativa, que começa oficialmente apenas em 1 º de julho. Os parlamentares só retornam ao trabalho em 1º de agosto, ou seja, as férias antecipadas serão de 40 dias, começando antes mesmo do São João.

O presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), e os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição Alan Sanches (União), confirmaram que as votações só serão retomadas em agosto. Se houver sessão na semana que vem será por mera formalidade.

Além da LDO, os deputados votaram ainda três projetos enviados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) ontem, todos aprovados por unanimidade. O primeiro ratifica o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Interestadual sobre o Clima – Consórcio Brasil Verde, uma autarquia interestadual que vai se dedicar às questões ambientais.

O segundo remaneja a quantidade de cargos em cada classe das carreiras de auditor fiscal e de agente de tributos, “reiterando o compromisso do governo em manter o funcionalismo público dinâmico e efetivo, bem como proporcionando a valorização dos servidores”.

Por último, os parlamentares aprovaram a ampliação do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp). Segundo o governo, o objetivo da proposta é ajustar a composição do conselho com as exigências da Lei Federal 13.675, de 11 de junho de 2018. A medida amplia a composição do conselho e é necessária para que o Estado possa receber os recursos do Fundo de Segurança Pública Nacional.

Havia ainda projetos parlamentares de reconhecimento de utilidade pública, de lei e de resolução, envolvendo a entrega de títulos de cidadania e medalhas. Porém, não houve acordo de votação e Adolfo Menezes informou que essa pauta ficou para o segundo semestre.

Vale lembrar que os deputados têm direito ainda ao recesso de final de ano, enquanto o trabalhador comum costuma gozar de no máximo 30 dias de férias. Além do trabalho em plenário, os parlamentares também atendem pessoas nos gabinetes e costumam atender as bases em Salvador e em viagens ao interior.

Fonte: Política Livre

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E ainda tem pessoas brigando, discutindo,se matando, ficando inimigo de amigos e parentes, para defender essa corja, merecem repúdio total,política pior câncer do triste Brasil.

  2. Concordo em gênero, número, e grau. Sguardem o segundo tapa na cara que é o “recesso” do fim de ano. Vivem mais em “recesso” do que em “acesso”. A reforma política serviria para transformar estes MARAJÁS em funcionários públicos comuns, de acordo a vontade do povo. REFORMA com a participação popular porque se não, seria a mesma merda.

  3. Estão cansados de trabalhar e mereciam 6 meses de férias por ano. O dinheiro 💸💰 público é bem usado pelos políticos, não importa o partido, a maioria. Antes das férias “aprovaram” 3 projetos enviados pelo governador de EXTREMA NECESSIDADE PARA O POVO. Leiam o texto.

  4. Enquanto isso o servidor público estadual teve 4% de aumento e o PLANSERV aumentou 8 % , temos q tomar vergonha na cara e deixar de votar nesses paresitas vereadores e deputados!!!!!!

  5. Como é bom morar num país que só tem “gado” e “jumentos” para que políticos façam esses tipos de coisa
    Tá pouco façam mais meus nobrs!!!!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade