Política

Deputada propõe lei para isentar doadores de sangue de pagamento de inscrição em concursos públicos da Bahia

A parlamentar também citou os estados de São Paulo e do Distrito Federal, que já fornecem, por meios de Leis, vantagens para os doadores de sangue.

19/06/2023 às 16h34, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

A deputada estadual, Ludmilla Fiscina (PV), apresentou um Projeto de Lei que isenta doares de sangue regulares do pagamento de inscrição em concursos públicos de âmbito estadual.

A proposta, publicada no Diário Oficial do Legislativo do último sábado (17), classifica os doadores regulares de sangue como aqueles que realizam a doação, no mínimo, três vezes no ano. As doações deverão ser comprovadas por meio de atestado ou outro documento, emitido oficialmente, pelos estabelecimentos de saúde coletores.

Para ter direito a isenção, caso a lei seja aprovada, o doador deverá comprovar que realizou as doações dentro do período de três meses anteriores à data da publicação do Edital do concurso público ou do processo seletivo.

A deputada justificou a iniciativa usando dados do Ministério da Saúde, que indica que 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo número encontra-se abaixo dos 2% ideais, definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS e dos 5%, registrados em Países da Europa, apesar do aumento após o período mais crítico da pandemia.

A parlamentar também citou os estados de São Paulo e do Distrito Federal, que já fornecem, por meios de Leis, vantagens para os doadores de sangue, das quais, a isenção do pagamento da taxa de inscrição para os doadores que prestam concurso público.

“Uma das finalidades do Projeto de Lei é incentivar a doação de sangue no âmbito do Estado da Bahia e ajudar as pessoas, que sonham com a possibilidade de realização de concurso público e até mesmo de processo seletivo, mas, acabam não realizando por conta do valor da inscrição”, ressalta o texto.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DOAR É UM ATO DE AMOR E SOLIDARIEDADE A QUEM PRECISA. Porquê pagar, ou trocar, um ato de amor por uma “taxa”? Taxa que deveria ser isenta em todos os concursos públicos pois já pagamos impostos demais. O concurso é público e porquê pagamos? Políticos, em grande parte, usam moedas públicas de troca para ganharem votos, sejam “bolsas, auxílios, cotas, vales, cestas, casas populares, e mais coisas que criaram”. Uma boa parte compra votos com gasolina, tickets, promessa de empregos, cargos e funções, cimento etc etc a lista é grande e criativa. A maioria do povo se acostumou. Se for seu filho, pai, irmão, que estiver precisando, você irá desesperado procurar sangue. Pense nisso.
    DOAR É AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO… OU SEU PARENTE.

  2. Deveria isentar do imposto de renda.
    Dessa forma, deixam de sugar o nosso sangue e podemos, bem alimentados, nos tornarmos doadores.

  3. Grande bosta de lei… não tem concurso público no município pra cargo efetivo NUNCA, quando tem a inútil da presidente da câmara faz o favor de anular, aqui nessa cidade só tem porcaria de REDA, poderia fazer uma economia legislativa nesse sentido

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade