Chuvas no RS

Congresso aprova projeto que prioriza execução de emendas destinadas a cidades em situação de calamidade

No início da sessão conjunta, os congressistas fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

09/05/2024 às 14h36, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

senado
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

O Congresso aprovou, em sessão conjunta nesta quinta-feira (9), uma proposta que prioriza a execução de emendas individuais destinadas a municípios em situação de calamidade ou de emergência em saúde pública. As votações foram simbólicas.

Os congressistas também deram aval a um projeto que facilita o remanejamento de emendas para ações de Proteção e Defesa Civil no Rio Grande do Sul, estado que enfrenta as consequências de fortes chuvas e alagamentos, que já contabilizam 107 mortos.

Os textos, que alteram o Orçamento e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), já haviam sido aprovados pela Comissão Mista de Orçamento na quarta (8). Agora, seguem para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As emendas compõem um montante reservado no Orçamento da União para ser aplicado conforme a indicação dos parlamentares. É o instrumento utilizado por deputados e senadores para enviar recursos para suas bases eleitorais.

Atualmente, os parlamentares já podem enviar emendas para locais fora da sua base. No entanto, se já tiverem indicado a aplicação do montante, o remanejamento precisa cumprir critérios técnicos que são dispensados pelo texto, agilizando o processo.

O texto estabelece que, quando as verbas forem destinadas a ações de proteção e defesa civil para atender ao estado de calamidade pública, as emendas poderão ser remanejadas, com autorização do parlamentar, mesmo que não haja impedimento técnico ou legal para sua execução. Hoje, esse é um critério estabelecido pela LDO.

O Orçamento de 2024 prevê que o montante para emendas individuais, que são impositivas (o governo é obrigado a pagar), é de R$ 25 bilhões.

Minuto de silêncio

No início da sessão conjunta, os congressistas fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também manifestou solidariedade ao povo gaúcho.

“Eu gostaria nesta sessão do Congresso Nacional, a primeira após a tragédia do Rio Grande do Sul, fazer uma expressa manifestação em nome presidência do Congresso Nacional brasileiro, de solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul”, disse.

“Eu faço na pessoa do seu governador de estado, governador Eduardo Leite, e das respectivas bancadas dos deputados federais, deputadas federais e senadores da república gaúchos, é de fato uma tragédia de grandes proporções sem precedentes que assola e entristece o povo do Rio Grande do Sul e merece toda solidariedade do Brasil”, prosseguiu Pacheco.

Fonte: g1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Associação Nacional dos Defensores Públicos apoia greve na Bahia e cobra aprovação de projeto de lei na AL-BA

Política

Associação Nacional dos Defensores Públicos apoia greve na Bahia e cobra aprovação de projeto de lei na AL-BA

No manifesto, a associação trouxe números ligados a atuação da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), que atualmente atende a 63...

18/05/2024 às 15h30

Lula se reúne com Haddad, secretário de apoio ao RS e outros ministros no Palácio da Alvorada

Política

Lula se reúne com Haddad, secretário de apoio ao RS e outros ministros no Palácio da Alvorada

Nas últimas semanas, governo tem focado em medidas de auxílio a moradores de cidades atingidas por inundações no Rio Grande...

18/05/2024 às 13h33

CM Neto vai a Simões Filho lançar pré-candidatura de Del: 'Capacitado por Deus'

Política

Após Lauro, ACM Neto vai a Simões Filho lançar pré-candidatura de Del: 'Capacitado por Deus'

Estavam presentes o atual gestor da cidade, Dinha; o deputado federal Paulo Azi; o prefeito de Salvador, Bruno Reis e...

18/05/2024 às 11h44

Vereador

Política

Vereador Pedro Américo propõe Plano de Adaptação à Mudança do Clima

Uma das iniciativas apresentadas pelo edil é a proposta de criação de auxílio financeiro para famílias prejudicadas por desastres naturais....

18/05/2024 às 09h16

Senador

Política

‘Geraldinho não é da tradição do lado de cá, mas está do nosso lado’, diz Wagner sobre vice-governador não ser de esquerda

"Otto Alencar não tem a tradição de esquerda, tem? E está aí com a gente. Outros que eu poderia citar...

18/05/2024 às 09h12

Dilton Coutinho, diretor do Acorda Cidade

Os parabéns de Dilton Coutinho

O aniversário de um campeão de audiência

Responsável com a notícia e, por isto, detentor de grande credibilidade, Dilton faz o seu trabalho com amor.

18/05/2024 às 09h04

image

Rádio acorda cidade