Aviação civil

Comissão debate situação de aeroportos no Nordeste que serão explorados por empresa espanhola

Estatal Aena pagará ao governo brasileiro R$ 1,9 bilhão pelo direito de explorar seis aeroportos pelos próximos 30 anos.

05/06/2022 10h49, Por Dilton e Feito

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizará audiência pública na próxima quarta-feira (8) para debater os planos de investimento do bloco nordeste de aeroportos. Confirmaram presença no debate o diretor-presidente da estatal espanhola Aena Brasil, Fernando Santiago Yus; e o gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolgo.

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE), autor do requerimento para realização da audiência, lembra que a estatal espanhola Aena venceu a disputa para administrar seis aeroportos no Nordeste, considerado o lote mais atrativo do conjunto de concessões de 12 aeroportos feitas pelo governo federal neste ano.

“A Aena, que tem 51% das ações controladas pelo Estado espanhol, pagará ao governo brasileiro R$ 1,9 bilhão pelo direito de explorar essas seis instalações durante os próximos 30 anos. A concessão inclui a possibilidade de uma prorrogação voluntária por mais cinco anos ao final do contrato. É o maior
investimento já feito pela Aena fora da Espanha, e a primeira vez que administrará sozinha um aeroporto no exterior”, informou o deputado.

Os aeroportos são o de Recife, com o oitavo maior tráfego do Brasil, Maceió (AL), João Pessoa-Bayeux (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB).

Carreras acredita que cabe à Comissão de Turismo da Câmara entender como se dará os planos de investimento da referida empresa e como ela fará a relação entre os aeroportos hoje superavitários e os deficitários.

Agência Câmara Notícias

Compartilhe essa notícia

image image image image image image
Categorias Dilton e Feito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade