Política

Com posse nesta segunda, Gonet monta equipe para pacificar o MP e virar a página da gestão Aras

Gonet já havia definido também o seu sub na PGR. Hindemburgo Chateaubriand será o vice-procurador-geral, nome de sua confiança.

17/12/2023 às 22h19, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Paulo Gonet - PGR - Lula marques ag brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, toma posse nesta segunda-feira (18) e escolhe novos nomes para sua equipe mirando pacificar e virar a página no Ministério Público, acabando com a guerra entre grupos.

Alexandre Feitosa vai ser seu vice-procurador-geral Eleitoral, e Raquel Branquinho comandará a Escola Superior do Ministério Público da União.

Gonet já havia definido também o seu sub na PGR. Hindemburgo Chateaubriand será o vice-procurador-geral, nome de sua confiança e seu amigo pessoal.

Hindemburgo é visto como procurador que tem o mesmo perfil de Gonet: garantista, pacificador e que buscará uma PGR sem operações pirotécnicas, mas rigorosa na proteção à democracia e contra a corrupção.

Senado aprova Paulo Gonet para PGR

Alexandre Feitosa e Raquel Branquinho são dois nomes que não tiveram atuação em operações criticadas tanto dentro da Procuradoria-Geral como no Congresso, como a Lava Jato. Os dois foram escolhidos na mesma linha definida por Gonet, de trazer equilíbrio e tranquilidade para a PGR, para que não haja uma divisão que prejudique os trabalhos do Ministério Público.

Gonet também já definiu sua secretária-geral. Vai ser mantida a atual, que trabalhou no período de Augusto Aras, a subprocuradora Eliana Torelly.

Paulo Gonet foi escolhido por Lula e teve 65 votos de senadores a favor de sua indicação pelo presidente da República. Ele contou com o apoio dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do STF, mas também de outros integrantes da Suprema Corte.

O nome de Gonet também foi bem recebido entre procuradores que eram opositores a Augusto Aras. Na avaliação de integrantes da Associação Nacional de Procuradores da República, o novo PGR vai trabalhar para unificar a categoria, o que é visto como essencial para fortalecer e melhorar a imagem do Ministério Público da União.

Durante o período Augusto Aras, que esteve no comando da PGR durante o mandato do ex-presidente Bolsonaro, o Ministério Público da União esteve em pé de guerra. Aras decidiu acabar com a Força Tarefa da Lava Jato e isolar os procuradores que nela trabalharam e os que a apoiaram nos últimos anos.

Isso criou um clima de turbulência dentro da PGR. Segundo um procurador, Augusto Aras instalou um período de perseguição dentro do Ministério Público.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Lira defende busca de solução negociada para desoneração da folha dos municípios

Política

Lira defende busca de solução negociada para desoneração da folha dos municípios

Presidente da Câmara participou da abertura da marcha em defesa dos municípios, ao lado dos presidentes da República e do...

22/05/2024 às 15h16

Deputado

Política

Modelo de concessão e plano de investimentos da Coelba serão alvos de audiências públicas na Assembleia Legislativa

Deputado Robinson Almeida é autor das propostas de discussão, aprovadas pelos deputados.

22/05/2024 às 14h57

Gilbert Lucas

Feira de Santana

Presidente da Fundação Hospitalar diz que ainda não foi chamada para discutir possível pré-candidatura

A presidente da Fundação Hospitalar expressou satisfação pelo reconhecimento de seu nome, mas ressaltou que, no momento, seu foco está...

22/05/2024 às 11h46

Câmara de Deputados

Política

PT e PL vão se unir para derrubar proposta de Lira na Câmara, diz colunista

Medida está prevista para ser votada no plenário nesta quarta-feira (22).

22/05/2024 às 10h17

Câmara Municipal

Feira de Santana

Primeiro reitor da Uefs e a atual secretária de Comunicação serão homenageados com a Comenda Maria Quitéria

A Comenda Maria Quitéria, considerada a mais importante honraria concedida pelo Poder Legislativo feirense, será entregue, em data a ser...

21/05/2024 às 18h53

Lideranças rurais alertam para uso indevido de áreas próximas a lagoas e cobram melhorias nos distritos

Feira de Santana

Lideranças rurais alertam para uso indevido de áreas próximas a lagoas e cobram melhorias nos distritos

As questões foram levadas à Tribuna Livre da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (21) por três representantes de entidades...

21/05/2024 às 16h00

image

Rádio acorda cidade