Política

Ciro Gomes exalta o 2 de Julho como a 'verdadeira independência do Brasil'

Para Ciro, o 2 de Julho precisa ser mais divulgado pelo Brasil.

02/07/2022 às 15h01, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Alexandre Brochado/ Bahia Notícias

O pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), compareceu ao início do cortejo do 2 de Julho em Salvador, neste sábado (2), e exaltou a data como marco da verdadeira independência do Brasil. De acordo com Ciro, a data comemorada com grandeza na Bahia é mais importante do que a proclamação da independência feita por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822.

“Primeiro, eu queria lembrar que o 2 de Julho de 1823 é uma data em que se comemora a vitória da independência verdadeira do Brasil. A verdadeira independência do Brasil não foi um grito às margens do Ipiranga, que foi uma proclamação política sem resistência, porque Dom Pedro I houvera se assenhoreado dos comandos militares. Mas aqui, a guarnição portuguesa se insurgiu em armas e muitas pessoas morreram”, disse o trabalhista.

Para Ciro, o 2 de Julho precisa ser mais divulgado pelo Brasil, para mostrar aos jovens o comportamento de bravura e resistência necessário para construir o país.

“É muito importante que a gente recupere para os jovens esse sentido de heroísmo, de bravura e de conquista pela luta daquilo que era a pretensão da independência do Brasil. Isso é o que mais me chama a atenção e eu quero sempre reproduzir para todo mundo. Eu venho todos os anos que eu posso, porque esse espírito cívico está meio que morrendo no Brasil em tempos de neoliberalismo”, analisou o pré-candidato.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse cara merece uma oportunidade,mais o país está dividido entre puxa o saco de Bolsonaro ou de Lula,triste fim do Brasil

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade