Feira de Santana

Câncer de mama: Feira não dispõe de ambulatório para pós-tratamento

Membro da equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), Fabiane de Araújo já venceu a doença e hoje usa da sua experiência para defender a importância do monitoramento pós-alta.

24/10/2023 às 12h18, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana

Alcançar a cura do câncer de mama não coloca um ponto final no acompanhamento dos pacientes acometidos pela doença. No entanto, o município de Feira de Santana ainda não possui um ambulatório para pós-tratamento, visando garantir a qualidade de vida destas pessoas.

A afirmação é da médica ginecologista e obstetra Fabiane de Araújo, palestrante da sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, realizada pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (23), iniciativa do vereador Pastor Valdemir (PV).

Membro da equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), Fabiane de Araújo já venceu a doença e hoje usa da sua experiência para defender a importância do monitoramento pós-alta. Segundo a ginecologista, os pacientes, em sua maioria mulheres, precisam fazer consultas e exames periódicos para rastrear um possível retorno do câncer de mama. Além disso, lidam com as consequências físicas e psicológicas da doença: “Muitas vezes, essas mulheres ficam com osteoporose e com a vida sexual comprometida. Boa parte delas entra na menopausa muito cedo e as opções recomendadas para amenizar os sintomas não estão acessíveis pelo SUS”.

Também sobrevivente do câncer de mama, a pastora Sandra Vieira afirma que o diagnóstico em tempo hábil foi decisivo para a sua cura. Com o relatório de alta em mãos, ela destacou a importância de prevenir a doença adotando um estilo de vida saudável, como também, de fazer exames periódicos. Ela diz que o Outubro Rosa, na verdade, “é de janeiro a janeiro, então não deixem de fazer anualmente os seus exames, porque eles são essenciais”.

Para o vereador Pastor Valdemir, é fundamental que o Poder Público divulgue os serviços disponíveis e mantenha o debate sobre o assunto. Neste sentido, reforça a importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, além de motivar os pacientes oncológicos que lutam contra a doença. Ele conduziu a sessão solene, que teve na Mesa de Honra a médica Fabiane de Araújo, o enfermeiro Danilo Queiroz e as enfermeiras Damares Silva Rocha e Maria Carolina Oliveira.

Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aqui n se acha um ginecologista pelo SUS. A prevenção daqui de FEIRA é estado terminal. Depois que está caminho da morte nada adianta. Falam de prevenção. Eu mesma fiz um preventivo pelo SUM , pobre sem condições de pagar consulta ginecológica que n é barata,é pobre n tem valor. O SUM morre. EU fiz um preventivo 2 anos sem conseguir pagar consulta. Eu que me auto médico joguei o preventivo no lixo. Comprei meu remédio pelo geoglle, meu médico até aqui é o GEOGLLE. Uma cidade desse porte n tem ginecologista nos postos e se tiver n se consegue uma consulta. A E falam em prevenção? A prevenção é o GEOGLLE. O pobre esmolento fica esperando no SUS . VAI BATER AS BOTAS E É CEDO. EU me revolto qdo falam em prevenção . É Eu, lutando 2 anos pra vê se acho uma consulta pelo SUM. VOU pedir uma vaquinha minha família pra fazer uma simples consulta ginecológica. E sem falar de exames e remédios. Se fosse só consulta seria leve. Que vergonha . Eu, n consigo nada pelo SUS. A pessoa passar mal e procurar uma UPA , melhor ficar em casa, se for pra UPA vai com uma doença e volta pra casa com 1000. TÔ falando da minha pessoa. JÁ fiz uns exames e preventivo e n conseguir medico pra mostrar o exame

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade