Bahia

Bruno Reis lamenta aumento de 1% no ICMS da Bahia: “Quem paga é a população”

A alteração na lei, assinada pelo governador Rui Costa (PT), é um de seus últimos atos a frente da gestão estadual.

23/12/2022 às 15h49, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ Poder 360

O prefeito Bruno Reis se mostrou contrário ao aumento da alíquota do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias) de 18% para 19% na Bahia. A alteração consta no Diário Oficial do Estado (DOE), de quinta-feira (22).

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (23), o chefe do Executivo soteropolitano aparentou preocupação sobre as possíveis consequências que o reajuste pode causar na mobilidade urbana.

“A gente vem fazendo um apelo tanto para o governo estadual, quanto para o governo federal para que possam zerar os impostos que incidem sobre os itens do transporte público. A gente espera que o Governo da Bahia possa zerar o ICMS do transporte público, assim como esperamos que o Governo Federal possa zerar o PIS e Cofins, para que a gente tenha condições de equilibrar o sistema e oferecer uma tarifa mais baixa. A gente lamenta esse aumento de 1%, porque no final das contas quem vai pagar é a população”, pontuou Reis.

A alteração na lei, assinada pelo governador Rui Costa (PT), é um de seus últimos atos a frente da gestão estadual. A medida institui o regime de tributação monofásica do ICMS nas operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação.

O tema foi alvo de muito debate durante o período eleitoral. A arrecadação do governo da Bahia com o ICMS incidente em combustíveis e lubrificantes, por exemplo, cresceu aproximadamente R$ 1,9 bilhão entre 2020 e 2021.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O torto criticando o aleijado. O iptu também aumentou e a diferença do iptu em prédios localizados no mesmo condomínio gerada pela lei criada pela Prefeitura. São todos iguais.

  2. Pura demagogia pois a PMS é beneficiária deste aumento bem como o Sr prefeito acabou de elevar o IPTU aumentou o valor da tarifa do transporte apesar de ter recebido milhões do gov federal a título da gratuidades no Transporte além de Salvador cobrar a maior taxa de ISS do Estado da Bahia, choro de derrotado na última eleição.

  3. Um estado que foi reprovado 6 vezes consecutivas no exame de educação nacional, um dos maiores níveis de população analfabeta, não podemos esperar que essa mesma população saiba votar corretamente. Uma massa preparada e doutrinada para viver no cabresto.

  4. É um absurdo. Esse governo do estado da Bahia é uma mentira. O governador eleito, informou que não aumentaria os impostos, combinado com esse governo de Rui Costa, ele aumentou antes de sair do governo.
    A carga tributária para os empresários são muito altas, principalmente para os pequenos e médios, agora tem de repassar para os consumidores finais.
    Antes de Rui Costa, o ICMS eram 17% ele aumentou para 18% e agora saindo aumenta para 19% em acordo com o novo governo.
    Triste Bahia com esse governo, mentiroso.

  5. Não foi Bolsonaro que tirou arrecadação dos estados para dar dinheiro aos acionistas da Petrobrás? Neto faria diferente? Como se o estado perdeu arrecadação? É muito bom ser oposição. Criticar é muito fácil.
    Não votei no PT para governador, mas só espero não ver Jerônimo fazendo motociatas e passeando de jetski durante 4 anos!

  6. A maioria do povo baiano e brasileiro escolheu o PT, agora todos vão arcar com a consequência da má escolha! O partido dos “trabalhadores” só pensa gestão taxando a população , ou seja, eles não sabem resolver problema sem encher a população de impostos! Fazuele que o imposto baixa kkkkk

  7. Mas nao ouvi um lamento sequer qdo aumentou escorchantemente o IPTU de Salvador…. lamentação seletiva é isso aí. Baratinho. Por isso perderam a eleição. Em tempo o aumento do IPTU chegou a mais de 30% em alguns bairros de Salvador.

    1. Então quem perde a eleição está sempre errado e os resultados das urnas são sempre 100% justas, é isso?
      E quando seu partido perde você também vê dessa forma?

      1. Se estivesse certo ganhava. Em 2018 o PT perdeu pq estava errado. Em 2022 o bozo perdeu pq está errado. A Bahia pode não estar o paraíso mas tá longe do inferno dos tempos do carlismo. Isso é fato.

  8. E isso aí, vamos pra frente… só no nosso mesmo quem se quebra sempre a população.. Agora a pouco tempo os salários deles foram aprovados na Câmara para aumentar seus ganhos, e povo passando fome, miséria, necessidade pública. Eles só olham a suas necessidades mas povo continua na mesma votam errado. Outra coisa a ressaltar não sou a favor de político nenhum, nem de A nem de B.. sou cidadão comum qualquer um.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade