Dilton e Feito

Barroso lamenta politização indevida das Forças Armadas: 'Pior coisa para a democracia é general em palanque'

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro e de ministros do mesmo governo, há dezenas de militares apontados como supostos envolvidos nas tratativas.

21/02/2024 às 11h50, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Ministro Luis Roberto Barroso do STF
Foto: Reprodução/ Youtube

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, criticou nesta quarta-feira (21) em entrevista à GloboNews o que chamou de “politização indevida” das Forças Armadas em anos recentes.

Barroso falou sobre o tema após ser perguntado sobre as investigações recentes da Polícia Federal sobre uma tentativa de golpe de Estado articulada durante o governo Jair Bolsonaro, e que tinha como um dos pilares o questionamento da Justiça Eleitoral e do resultado das urnas.

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro e de ministros do mesmo governo, há dezenas de militares apontados como supostos envolvidos nas tratativas.

“Infelizmente, se reavivou uma assombração que já achávamos enterrada na vida brasileira, que é a do golpismo. A verdade é que as Forças Armadas no período pós-1988 haviam tido um comportamento exemplar e recuperado o prestígio que eu acho que a instituição merece. São pessoas que vão para os lugares mais remotos do Brasil, não é uma vida fácil. Eu tenho apreço pela instituição”, declarou Barroso.

“A pior coisa que existe para a democracia é general em palanque. Acho que houve uma politização indevida a ser lamentada, mas acho que as instituições prevaleceram, conseguimos recuperar a institucionalidade”, prosseguiu.


Ainda sobre o tema, Barroso citou nomes de generais que ocuparam postos de comando nas Forças Armadas nos últimos anos e, segundo ele, ajudaram a “impedir o avanço do sentimento golpista” nas tropas.

Entre eles, o general Fernando Azevêdo e Silva, ministro da Defesa nos primeiros dois anos do governo Bolsonaro; o general Marco Antônio Freire Gomes, que comandava o Exército na gestão Bolsonaro durante as reuniões com tom golpista; e o atual comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva.

“No final do dia, as Forças Armadas não faltaram ao país, apesar de ter tido lideranças que procuraram levar para o passado. Para uma fase da história da humanidade que não mais tem lugar”, disse Barroso.


“A democracia tem muitas dificuldades, mas nesses 35 anos da Constituição de 1988 tivemos estabilidade institucional, estabilidade monetária e uma expressiva inclusão social. No Brasil ainda há muita pobreza e muita desigualdade, mas nós superamos os índices de pobreza que eram previstos nos Objetivos do Milênio até 2000, e acho que vamos conseguir, se voltarmos a crescer, distribuir riquezas – que é o grande problema brasileiro”, continuou.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na verdade não era pra ter politização em nenhum órgão público mais sabemos que em todos órgão públicos existem por isso foi criado os cargos de confiança e redas kkkkk

  2. Agora todo mundo lamenta tudo e todas as ações do governo passado mas a época esses mesmos se calaram diante de tantas ameças sofridas a nossa combalida democracia. Como dizia Chicó”Um bando de frouxo seu Eurico.”

  3. Um tribunal legislar por ofício e rasgar todo dia a CF é lindo , se falar mais podendo até ser preso é normal .
    O pior que nossa imprensa apoia não sei por medo ou conivência mesmo .
    Só que hora ou outra chega pra todos .

  4. Eu lamento muito mais a tristeza de vivermos subordinados a juizes que se acham legisladores, que empurram na marra as leis que viabilim a implicação de suas agendas ideológicas. Isso sim, é coisa a ser lamentada.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade