Política
Aprovação do texto-base do arcabouço é sinalização para o país, não só para o mercado, diz Lira
Presidente da Câmara também disse esperar 'mesmo enredo' na votação dos destaques prevista para esta quarta.
24/05/2023 às 09h58, Por Dilton e Feito

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na madrugada desta quarta-feira (24), após a aprovação do texto-base do arcabouço fiscal pelos deputados, que a votação representa uma sinalização para o país, e não só para o mercado.
“É uma sinalização para o país. O mercado tem a sua importância, os empresários têm a sua importância, a economia e o investimento privado precisa ser ressaltado, como com todo o rigor do texto, com as modificações que ocorreram por parte da Câmara a gente dá a exata a noção de que o Brasil não abriu mão da responsabilidade fiscal, mas vai olhar também para as desigualdades sociais, econômicas”, disse Lira à imprensa ao deixar a Câmara.
O texto-base do arcabouço fiscal foi aprovado por 372 votos a favor, 108 contra e 1 abstenção. A proposta foi elaborada pelo governo para substituir o teto de gastos. No teto, o crescimento das despesas do governo fica limitado à inflação do ano anterior.
O arcabouço é mais flexível. Em linhas gerais, atrela o crescimento das despesas ao crescimento das receitas. Com isso, o governo tenta aumentar o poder de investimento sem comprometer as contas públicas.
O presidente da Câmara avaliou que a votação refletiu o trabalho do relator do texto, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), junto às bancadas partidárias.
“Se confirmou o que era importante, um texto equilibrado, um texto do meio, que dá previsibilidade, segurança jurídica, aperta quando necessário”, declarou.
Para Lira, a votação dos destaques (mudanças) ao texto-base prevista para esta quarta também deve repetir o “mesmo enredo”.
“A gente pensa que a votação dos destaques para amanhã também terão o mesmo enredo, o mesmo final. Equilíbrio no plenário. Com a concretude de que a Câmara evoluiu e tem evoluído”, disse.
Ele também disse esperar que o Senado faça o seu papel para avançar com a proposta e contribuir para melhoria no cenário econômico, com o objetivo de reduzir a taxa básica de juros.
Reforma tributária
Arthur Lira afirmou ainda que, assim como a discussão da nova regra fiscal, há um esforço por parte dos parlamentares para tratar a reforma tributária “de maneira a parte, como matérias de país”.
O presidente da Câmara disse que vai trabalha para “trazer apoio” para a reforma tributária e classificou a proposta como necessária.
“A gente só precisa ajustar determinadas situações e entender que na reforma tributária o pragmatismo vai ter que funcionar ainda mais”, disse.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça, com a aprovação do novo arcabouço, deve começar a avançar com outras propostas de interesse do Planalto, entre as quais a reforma tributária.
Mais cedo, nesta terça (23), o relator da reforma tributária na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou nesta terça-feira (23) que o parecer do grupo de trabalho que discute a proposta será apresentado no dia 6 de junho.
Fonte: g1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Justiça
Justiça intima Braskem por danos causados pela exploração de sal-gema
Cidade de Maceió tem áreas afundadas e com risco de colapso.
01/12/2023 às 17h39

Brasil
Em discurso na COP28, Lula critica dinheiro em guerras e cobra cumprimento de acordos
Presidente brasileiro apela para o resgate do multilateralismo e diz que ONU não consegue manter a paz.
01/12/2023 às 11h34

Política
Mulheres apontam necessidade de suporte psicológico para enfrentar violência pela participação na vida política
Até as eleições municipais do ano que vem, serão abordadas questões que impactam a vida das mulheres que participam da...
01/12/2023 às 10h36

Política
Líder do governo na Câmara Municipal explica ausência de vereadores em sessão
De acordo com Eremita Mota, presidente da Casa Legislativa, só estavam presentes além dela, os vereadores Silvio Dias, Luiz da...
01/12/2023 às 09h55

Feira de Santana
Professor e jornalista Itamar Ribeiro recebe Título de Cidadão Feirense
A homenagem foi concedida pelo vereador José Carneiro (MDB), que subscreveu o projeto de decreto legislativo nº 58/2005 do então...
30/11/2023 às 22h03

Feira de Santana
Fundação do George Américo há 36 anos, um dos maiores conjuntos habitacionais de Feira, foi celebrada na Câmara
Líderes comunitários, comerciantes, moradores e diversas pessoas ligadas ao conjunto preencheram a galeria e o plenário da Casa da Cidadania....
30/11/2023 às 16h36