Feira de Santana

Acervo legislativo da Câmara Municipal será encaminhado à Uefs

De acordo com a presidente da Casa, a vereadora Eremita Mota (PSDB), essa parceria será de extrema importância, porque o acervo legislativo conta a história da cidade.

28/11/2023 às 18h11, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana

Uma visita de técnicos do Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na manhã desta terça-feira (28), marcou o início das tratativas entre a instituição e Câmara Municipal para o recebimento do acervo do legislativo. O objetivo do convênio é preservar a documentação histórica e facilitar o acesso para população, principalmente a historiadores e estudantes. 

De acordo com a presidente da Casa, a vereadora Eremita Mota (PSDB), essa parceria será de extrema importância, porque o acervo legislativo conta a história da cidade. “O fato de serem documentos produzidos ao longo da história da Casa da Cidadania, já é o suficiente para darmos a devida importância e facilitarmos o acesso da população.” 

Eremita também fez questão de destacar a capacidade técnica da Uefs em cuidar dessa demanda. “Desconheço local mais apropriado e com pessoas mais capacitadas para cuidar dessa joia que é o nosso acervo. Espero em breve estarmos assinando esse termo de cooperação”, enfatizou. 

Segundo o coordenador do Cedoc da Uefs, professor Aldo Morais, o acervo do legislativo é um patrimônio histórico e precisa ser preservado, tendo em vista que há registros documentais que podem nos falar da trajetória e consequentemente das escolhas da sociedade feirense. “Por si só, o acervo gera interesse de pesquisadores em diversas áreas. Talvez seja um dos acervos mais importantes da nossa cidade”, destacou. 

O coordenador também falou que após a avaliação do acervo, em função de uma provocação da presidência da Câmara, os próximos passos são levar para a demanda para Reitora da Uefs e discutir a viabilidade do convênio. Também estiveram presentes na visita técnica, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL); o procurador geral da Câmara, André Novais; os subprocuradores, Tadeu Velame e Rui Padilha; o gerente do legislativo, Eduardo Pimentel e o administrador do Cedoc, Luis Cleber Moraes.

Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Feira de Santana, como sempre, atrasada em tudo. DÚVIDO, que a UEFS tenha condições técnicas e estruturais para cuidar da forma correta e seguindo toda a legislação arquivística e resoluções do CONARQ. Capacidade para tratar de cada documento de acordo com o seu gênero documental, mantendo-dos nas temperaturas e URs ideais…
    Certamente, devem fazem a mesma coisa que fizeram com o arquivo da Senhor dos Passos, onde têm coragem de chamarem àquilo de arquivo, totalmente fora dos padrões. Mas como Feira é tudo assim, tudo certo então.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade