E, tenho dito!

A conta da liberação de empreendimentos sem estudos ambientais chegou e não demorou

E, tenho dito, se quem liberou foi a prefeitura, que resolva todos os problemas, porque a comunidade quer solução.

27/02/2024 às 12h10, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Papagaio
Foto: Enviada via WhatsApp | Avenida Rubens Francisco Dias

Gosto de usar a palavra permissividade. Não precisa ser muito experiente para saber que houve um retrocesso, essa liberação desordenada do crescimento de Feira de Santana, na área habitacional. É bacana o crescimento? Opa, ótimo! Maravilhoso! Mas que fosse feito dentro de todas as normas específicas e o que foi feito? Queimaram etapas.

Quem acompanha o Acorda Cidade sabe que eu sempre falei que estão expandindo, jogando condomínios em tudo quanto é canto. Sempre perguntei: vai ter abastecimento de água? Vai ter abertura de ruas? Não teve. Fizeram condomínios em becos, condomínios em ruas estreitas. Abertura de ruas, água, energia, escola, posto de saúde, transporte coletivo, tem lugares que não têm nada disso. Cantei essa pedra há muito tempo. A conta chegou e não demorou.

Dilton Coutinho
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Quando a gente fala sobre ‘Prefeitura’ é porque é o órgão, é a matriarca, mas existem seus componentes. Nesta semana, um amigo estava conversando comigo e disse que a prefeitura liberou 500 apartamentos na área do bairro SIM com acesso pela Artêmia Pires. Isso é um absurdo. Quando tiver 500 apartamentos habitados, para entrar e sair pela Artêmia Pires, avenida estreita e sem planejamento de bairro, de vetor de crescimento, imagine? Se quem liberou foi a prefeitura, que resolva todos os problemas, porque a comunidade quer solução. Permissividade.

Resumindo, a liberação desordenada causou estragos na cidade. Se está consertando problemas atualmente nos bairros, como no Papagaio, é porque se permitiu o errado lá atrás. Então, tem um adágio que diz o seguinte: “Quem pariu Mateus, que balance”. A prefeitura liberou, agora não tem que estar fugindo, tem que resolver a demanda da comunidade, consertar os problemas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Feira de Santana. Tem que sair desse grupo que está no administração a mais de 20 anos. Basta e muito descaso com os feirenses cidade abandonada sem direção aquém de sua importância como a segunda maior cidade da Bahia após Salvador. Precisamos de um gestor que tenha respeito e amor a cidade e pretende fazer um administração pública com apoio do governo do estado e a União. Agora é a hora de fazer a diferença Feira merece respeito. Por isso não ao grupo que está aí a mais de 20 anos agora que votar como Salvador da pátria. Vcs nunca mais basta de tanta engano e mentiras.

  2. Tem que juntar as construtoras que tem mão de obra e prefeitura com dinheiro e fazer a coisa certa arrumar a bagunça deles .

  3. No caso específico do bairro papagaio é preciso averiguar o porquê houve o represamento da água. Há 6 anos havia apenas um córrego, alimentado por diversas nascentes próximas aos condomínios.
    Hoje temos uma lagoa que transborda, invade a avenida e os imóveis dos condomínios
    Quem autorizou o represamento da água precisa se posicionar, consertar o que fez de errado e assumir os prejuízos

  4. É um absurdo constar na lei que os condomínios têm que deixar uma reserva para área verde e nenhum cumprir . Quem fiscaliza? Quem aprova? Quem responde por este crime ambiental ?

  5. Tem mais culpado aí, não só a prefeitura, as construtoras também tem sua parcela de culpa já que elas têm que fazer o planejamento das águas das chuvas não só dentro do condomínio, mas no meio ambiente na totalidade.

  6. A água só queria seguir seus caminhos sem aperto, sem obstáculos,sem tristeza,sem dor,continuar até chegar aonde Deus determinou.
    E isso não foi possível, hj ela se distribui por onde consegue e logo dizem: olha o que a água fez.
    Fizeram os ambiciosos de plantão, os que não olharam os caminhos e olharam as construções.
    A água só quer.

  7. É uma questão de drenagem, mal avaliada ou subdimensionada… Mas enquanto ao SIM, nossa prefeitura, não resolve e não irá resolver a questão logística… Que aliás, já está colapsada.

  8. Antes, a água corria livremente pelos seus caminhos naturais. Para construir, ninguém perguntou nada pra ela.
    A água só deseja continuar o seu natural caminho… O povo, segue sofrendo.

  9. Parabéns, Dilton pelo comentário.
    Olha, a situação vai piorar, pois, nós do campo estamos aguardando mais chuvas, com fé em Deus para todos comerem milho no São João.

  10. Quem mais aterrou lagoas em feira de santana foi o próprio município por meio de um programa chamado PLANOLAR. O povo aterra, loteia, vende e vem o Estado coloca água, coloca luz e depois o próprio município calça. Uma hora a conta de tantos desmandos chega.

  11. Excelente comentário. Feira precisa ser administrada com profissionalismo e não com amigos correligionário sem preparo técnico para atuar de forma coordenada e organizada com o devido planejamento. Vejamos o exemplo da Prefeitura de Salvador. Embora ainda tenha inúmeros problemas conta com a atuação de profissionais qualificados contratados especificamente de acordo com a área de atuação. Ao menos para os setores mais sensíveis. É o que falta em FEIRA há muito tempo.

  12. Concordo plenamente e absolutamente com absolutamente tudo que o senhor falou, sem tirar nem um jota nem um til.
    Todo seu falar é extremamente coerente. Eu também venho a anos falando que essas construções liberadas pela prefeitura, por consideração, conhecimento, amizades, por ter pessoas que tem influência sobre ela mesma a prefeitura, porque não tem incluso te a minha vida, porque não dependo dos dinheiros de *** tirado a *** pra sobreviver.
    A prefeitura foi terrivelmente conivente, irresponsável, imprudente, inperita acerca de liberar o crescimento desordenado e as contratações de condomínios em lugares, sem os devidos estudos técnicos. Aquelas construções que estão acontecendo aínda no Papagaio e regiões ali vão dar merdas, terá até mortes futuramente. Pode esperar pra ver. O Acorda Cidade vai noticiar aqui. Porque não se pode construir de qualquer forma, a força da natureza, a questão da fluir das águas com liberdade precisa ser estudado minuciosamente. Acerca das derrubadas da mata ciliares também e demais destruições para construções de condomínios para amigos e conhecidos da prefeitura.
    A conta está chegando, e tá vindo mais aí.
    A Prefeitura que resolva.
    A População tem que cobrar .
    E o Ministério público
    Não fique calado, não sejá cúmplice nem conivente com absolutamente ninguém.

  13. Dilton, parabéns! Uma matéria realista. A expansão urbana requer planejamento, incluindo a opção de crescimento vertical ou horizontal. Nossa cidade optou pela expansão horizontal, ocupando centenas de quilômetros quadrados, ou seja, temos uma cidade espalhada com milhares de ruas, avenidas e vielas. A rigor, pouca atenção foi dada a topografia na impiedosa ocupação territorial, destruindo nascentes, riachos e lagoas. Desprezo aos canais naturais de escoamento e as bacias de contenção das águas das chuvas. Tudo bem! Nesta expansão urbana, pouco cuidadosa, não tem somente lástimas e choros. Se refletirmos com cuidado vamos encontrar também aqueles que tiveram, com sucesso, ganhos patrimoniais expressivos. Em fim, que as lições da natureza nos sirvam de exemplos para o futuro.

  14. QUEM É MAIS FORTE ?

    O DÓLAR (UU$) OU O REAL ((R$)

    A FORÇA DO DINHEIRO FALOU MAIS FORTE.

    OUTRO DIA UM “”POBRE COITADO “” TENTOU AMPLIAR O SEU ESTABELECIMENTO COMERCIAL PRÓXIMO DO CENTRO DE ABASTECIMENTO. TRÊS METROS, UTILIZANDO O CANAL QUE PASSA EM FRENTE AO SEU COMÉRCIO ( AV. DE CANAL)
    NO OUTRO DIA TINHA POLÍCIA MINISTÉRIO DA CHINA, E OUTROS ORGÃOS DE FISCALIZAÇÃO. A PREFEITURA TÁ CERTA.
    TEMPOS DEPOIS OUTRO COMERCIANTE DE PODER (DINHEIRO) RESOLVEU FAZER A MESMA COISA, POIS TÁ LÁ, NINGUÉM BOLE, NINGUÉM FALOU NADA.

    OS MÁGICOS DO PODER SUMIRAM PARA COLOCAR ONDEM NA CIDADE ($$$)

    1. Complementando seu comentário… Esse mesmo canal foi coberto por uma grande rede atacadista instalada na Av José Falcão, simplesmente para utilizar como estacionamento e não houve nenhum tipo de embargo por parte dos órgãos responsáveis, por que será?

    1. Parabéns Dilton! Hoje na tribuna livre da Câmara Municipal foi citado esta matéria do que vem ocorrendo sobre alagamentos nos condomínios. Aqui no Parque Linear do Papagaio está ocorrendo o que você citou. Existe um córrego estreito e com a falta de limpeza, aconteceu o transbordamento da lagoa, inundando vários condomínios.

Mais Notícias

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

Política

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas...

27/04/2024 às 14h27

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

Política

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

De acordo com o ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, a indicação de Ana...

27/04/2024 às 11h20

Leo Prates minimiza ausência de ACM Neto em evento do PDT e confia na manutenção de aliança com União Brasil

Política

Leo Prates minimiza ausência de ACM Neto em evento do PDT e confia na manutenção de aliança com União Brasil

Cotado como candidato à prefeitura de Salvador em 2028, o deputado federal também está otimista na manutenção da aliança com...

27/04/2024 às 11h14

Regulamentação da reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero

Economia

Regulamentação da reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero

A reforma cria dois tributos, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para substituir ICMS e ISS e a Contribuição...

26/04/2024 às 16h36

image

Rádio acorda cidade