cinema

Dia de Star Wars: veja curiosidades sobre a data que homenageia a saga

Confira a ordem mais aceita para assistir toda a saga. Aproveite o 4 de maio para fazê-lo.

04/05/2022 às 10h48, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os fãs da saga Star Wars celebram o dia 4 de maio como uma espécie de feriado não oficial. O dia é marcado por celebrações e comemorações, no chamado “Dia de Star Wars”.

O 4 de maio foi a data escolhida, pois, uma das citações mais famosas da franquia, que se repete em vários filmes, é “Que a força esteja com você”. Em inglês, idioma original dos filmes, a frase é traduzida da seguinte maneira: “May the Force be with you”. Por isso, é muito comum que os fãs da série façam um trocadilho com a sentença, dizendo “May the Fourth be with you", ou seja, “Que o 4 de maio esteja com você”.

A frase que deu origem a data certamente é a mais famosa da saga, e uma das mais conhecidas da história do cinema. Ela foi dita pela primeira vez pelo mestre jedi Obi Wan Kenobi para Luke Skywalker, em Episódio IV: Uma Nova Esperança, o primeiro filme a ser lançado, em 1977.

Quando começou?

“A primeira celebração do Dia de Star Wars, em 4 de maio, ocorreu em 2011, em Toronto, no Canadá. As festividades aconteceram em um cinema subterrâneo da cidade, incluíram um game show sobre a trilogia original, um concurso de fantasias com o júri formado por celebridades e a exibição em tela grande dos filmes da série considerados os melhores pelos fãs”, explica Thiago Cachatori, coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista.

Em 2008, surgiram dos primeiros grupos no Facebook, em que a frase “May the Fourth Be with You” passou a ser usada para celebrar o Dia de Luke Skywalker, o protagonista da trilogia original da série. Em seguida, a ideia começou a ganhar força entre os universitários, até o 4 de maio, como Dia de Star Wars, ser concebido.

A saga

Quando foi lançando, em apenas seis dias de exibição, o primeiro filme rendeu US$ 2,5 milhões, somente nos Estados Unidos. Star Wars ganhou várias continuações (além de prequels e spin offs) que ajudaram a manter o fenômeno vivo, conquistando dez Oscars e milhões de dólares com a venda de produtos, como brinquedos, livros, cadernos, pôsteres, roupas, chaveiros, jogos e muitos outros. O último blockbuster, lançado em 2019, “Star Wars: A ascensão Skywalker”, passou da marca de US$ 1 bilhão em bilheteria mundial.

Confira abaixo a ordem mais aceita para assistir toda a saga. “Aproveite o 4 de maio para fazê-lo”, sugere o professor Thiago Cachatori.

Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
Episódio II: Ataque dos Clones (2002)
Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
Han Solo: Uma História Star Wars (2018)
Rogue One: Uma História Star Wars (2016)
Star Wars ou Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)
Episódio VII: O Despertar da Força (2015)
Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)
Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade