Dia da criança pode mudar

A igreja sugere mudança. A sugestão partiu de um cantor feirense.

12/10/2009 às 09h59, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

No Brasil, o dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro, mas na maioria dos países, a data é comemorada no dia 15 de novembro. Sob esse argumento mais o fato de que a mobilização comercial causada pelo dia das crianças ofusca do dia que homenageia a padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, 30 bispos representando a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participarão nos dias 19, 20 e 21 de outubro, de uma reunião em Brasília com deputados para discutir a mudança da data.

Durante entrevista ao repórter Paulo José, no programa Acorda Cidade, na rádio Sociedade AM de Feira de Santana, o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, informou que a nova data sugerida é dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República, também um feriado.

A sugestão da mudança partiu do cantor feirense, J. Sobrinho. No ano passado o arcebispo Dom Itamar Vian encaminhou a proposta por escrito, mas não teve oportunidade de reunir deputados. Na reunião que será realizada na próxima semana a CNBB, na qual 20 representantes regionais, além dos 30 bispos, também se reunirão com deputados para debater esse assunto e outros.

De acordo com Dom Itamar, o ideal seria que o Brasil entrasse em comunhão com a maioria dos países do mundo celebrando o dia da criança no dia 15 de novembro e deixar o dia 12 de outubro somente para a padroeira. Ele informou também que a mudança é uma iniciativa fácil de ser resolvida, por que a maioria dos paises usam a data sugerida.

Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio. A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro, data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

Dia das Crianças no Brasil

 A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido, na década de 1920,  pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. O decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, instituindo a data de 12 de outubro como o dia das crianças, foi aprovada pelo então presidente da república, Arthur Bernardes. 

Entretando, o Dia das Crianças só passou a ser comemorado de fato, em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.

Motivados pelo sucesso das vendas das duas empresas, outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia e o dia 12 de outubro passou a ser dia de dar presentes a criançada.

Andréa Trindade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade