Semana da Água

Despesca no Parque Erivaldo Cerqueira marca o início da Semana da Água em Feira de Santana

João Dias, explicou que o objetivo dessa despesca é retirar os peixes alevinos, ou seja, peixes pequenos e transferi-los para outros mananciais.

16/03/2021 às 11h12, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Teve início na manhã desta terça-feira (16), no Parque Erivaldo Cerqueira, bairro Baraúnas em Feira de Santana, as atividades que irão marcar a Semana da Água. A programação foi marcada pela despesca na Lagoa do Geladinho, dentro do próprio parque e reintrodução em lagoas públicas e privadas.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o chefe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Semmam), João Dias, explicou que o objetivo dessa despesca é retirar os peixes alevinos, ou seja, peixes pequenos e transferi-los para outros mananciais.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Como o próprio nome já diz, é retirar os peixes adultos ou pequenos. Mas no dia de hoje, estamos fazendo a despesca dos alevinos para outros mananciais, conforme a lei municipal complementar 120 orienta e aqui está tendo alta densidade, um número muito grande por metro³ e se não retirarmos, pode causar problemas, gerando até morte desses peixes", explicou.

Os peixes removidos da lagoa na manhã desta terça-feira, serão encaminhados para lagoas nos distritos de Humildes e Tiquaruçu.

"Esses peixes serão relocados para dois distritos, como Humildes e Tiquaruçu, nas lagoas Alagoinha, Poções e Terra Dura. Essa é apenas uma semana municipal, mas deveria durar o ano todo, Feira de Santana mesmo, na época de Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa quando compraram a Fazenda Olhos D'Água, existia 10 lagoas, e hoje não possui nenhuma. Se nós tivéssemos lagoas limpas como essa e a do Parque da Cidade, poderíamos fazer muitas atividades durante a semana e doar peixes para as pessoas que costumam consumir nesse período do ano", disse ao Acorda Cidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

No próximo dia 29, entidades filantrópicas serão beneficiadas com doações dos peixes, através das despescas que estão sendo realizadas. Segundo João Dias, o projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (URFB).

"A despesca para fazer as doações dos Tupinambás e principalmente Tilápias adultas, vai acontecer no dia 29 e esse processo está autorizado pelo prefeito, onde esses peixes serão encaminhados para Instituições de caridade e durante essa Semana da Água, estamos com uma parceria com a UFRB. Aqui agradecemos a presença do diretor Jackson e da Profª Drª em Química Analítica, Hilda, eu que sou pescador e entendo de peixe e ela especializada na análise da água, então essa parceria é muito bacana para que possamos compartilhar todas as informações", afirmou.

De acordo com o chefe de educação ambiental, nesta quarta-feira (17), será realizada uma operação de limpeza na margem do Rio Jacuípe, pois com a redução do nível da água, foi percebido um grande acúmulo de lixo, contendo seringas e preservativos usados.

"Foi jogado dentro do Rio Jacuípe mais de duas caçambas de lixo e pedimos a população de Feira de Santana que pelo amor de Deus, tenham consciência, pois encontramos preservativos com espermatozoides, várias seringas e suspeitamos que esse processo foi realizado por alguma empresa específica que trabalhe com esses materiais hospitalares. Isso foi identificado, porque agora no verão, o nível do rio, baixou cerca de três metros e todo esse lixo está na margem do rio. Alguns pescadores infelizmente estão tendo contato, eles queriam queimar todo o material, mas a Semmam já assumiu esse compromisso e nesta quarta e quinta, iremos fazer a coleta em três pontos do Rio Jacuípe, como abaixo da ponte, na BR-116 Sul, Comunidade Mergulho e na Comunidade Amarelo que fica no distrito Governador João Durval Carneiro, pois será um trabalho de monitoramento dessa água", concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Leia também: Semmam realiza programação especial em comemoração ao Dia da Água; confira

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade