Débitos e créditos da Subaé-Brasil já estão sendo analisados pelo BC
O relatório apontando a situação financeira da cooperativa de crédito Subaé-Brasil deverá ser concluído dentro de dois meses.
10/12/2009 às 18h31, Por Dilton e Feito
O relatório apontando a situação financeira da cooperativa de crédito Subaé-Brasil deverá ser concluído dentro de dois meses. O liquidante nomeado pelo Banco Central, José Humberto Silva Lima, começou a trabalhar na manhã desta quinta-feira. Prevê muito trabalho. A cooperativa foi liquidada extra-judicialmente pelo BC. O buraco pode chegar a R$ 20 milhões.
Inicialmente, José Humberto vai fazer o levantamento dos bens da instituição. Verificar os seus ativos e passivos. Esta relação pode definir a sua liquidação ou não. Segue normas específicas elaboradas pelo Banco Central. Uma Comissão de Inquérito, também do BC, vai apurar as responsabilidades e se houve operações de crédito consideradas irregulares ou malversação.
“Pelas primeiras observações é difícil que a cooperativa continue no mercado”, afirmou o liquidante. As denúncias de que a Subaé-Brasil não vinha bem das pernas apareceram há mais de dois anos. O BC tinha conhecimento da situação, mas é praxe não intervir em instituição que apresentam dificuldades. Mas inicialmente todos os bens, se existirem, serão bloqueados.
Ele disse que ainda não sabe a situação financeira da cooperativa de crédito. Quanto tem em caixa, quanto tem a receber ou a pagar. “Mas todos (os correntistas) serão informados da situação”. Todos, que os tiverem, “poderão se habilitar a receber seus créditos, dentro do que estabelece a lei”. Mas de acordo a lei, o primeiro da fila é o governo. Se a instituição estiver com tributos em atraso, são eles que primeiro serão quitados.
José Humberto afirmou que as correntistas que existe perdão para quem tomou dinheiro emprestado ou que está com a conta no vermelho. Todos pagarão seus débitos. “Vamos tentar a negociação com estas pessoas”. Caso não haja resposta, o Banco Central vai procurar os meios legais para a quitação dos débitos.
(Batista Cruz – Tribuna Feirense Online) .
Mais Notícias

Feira de Santana
Filho pede doações para continuar tratamento da mãe que sofreu dois AVCs
Quem deseja fazer uma doação pode encontra as formas de contribuir direto no perfil @sercaio.luz
06/12/2023 às 20h31

Preparação para o Natal
Espetáculo de música e luzes abre as portas do Natal de Feira
Programação diversificada vai atrair as famílias entre os dias 14 e 22.
06/12/2023 às 17h36

Feira de Santana
Guarda Municipal deflagra operação Centro Seguro
A iniciativa visa coibir furtos e roubos, especialmente no período das compras de final de ano.
06/12/2023 às 14h26

Feira de Santana
V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada nesta sexta-feira (8); vagas limitadas
Será discutido o cenário atual e o futuro da implementação dos direitos.
06/12/2023 às 12h35

Feira de Santana
Bazar beneficente será realizado neste sábado (09) no bairro Baraúnas
O intuito desse bazar é ajudar nas melhorias de uma creche.
06/12/2023 às 11h19

Diário Oficial
Prefeitura de Feira de Santana publica dispensa de licitação para decoração natalina com investimento de mais de R$ 700 mil
A dispensa de licitação é respaldada pelo art. 24, inciso IV, da Lei Federal 8.666/96, conforme destaca o parecer da...
06/12/2023 às 08h20