Feira de Santana

Curso de oratória é realizado em Feira de Santana; o medo de falar em público afeta milhões de brasileiros

O curso teve como objetivo, demonstrar técnicas para aquelas pessoas que possuem o medo em falar em público, principalmente quando se trata de palestras e apresentações.

10/10/2021 às 16h44, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Entre sábado (9) e domingo (10), o município de Feira de Santana foi palco da realização do curso de oratória, promovido pelo professor de Língua Portuguesa, Francisco Lavor no Único Apart Hotel.

O curso teve como objetivo, demonstrar técnicas para aquelas pessoas que possuem o medo em falar em público, principalmente quando se trata de palestras e apresentações, e infelizmente, a timidez acaba roubando a cena.

Como forma de adquirir mais informações e práticas na oratória, o vereador Ron do Povo (MDB), esteve presente nos dois dias de curso.

Ao Acorda Cidade, o político destacou que a experiência ficará eternizada na mente, sendo desenvolvida na tribuna da Câmara Municipal.

"Essa é uma passagem que vai ficar na memória, é um aprendizado da fala e somos pessoas públicas, aqui por exemplo, além de mim, tem pessoas com idade mais avançada e também falam em público. Foi um curso excelente para que possamos aprimorar a nossa fala, ainda mais, eu, enquanto representante do povo que uso a tribuna livre da Câmara", afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o vereador, a dificuldade em falar em público não acontece, mas segundo ele, por conta dos problemas diários dentro da Câmara Municipal, o psicológico é afetado e consequentemente, prejudica diante dos pronunciamentos.

"Eu não tinha comparado ao meu primeiro mandato lá em 2017 até o ano de 2020, mas apesar das coisas que vem acontecendo na Câmara, isso de certa forma, abala o psicológico e precisamos sempre desenvolver uma tática para administrar a mente, e em qualquer fala que venhamos dizer em público, podemos prejudicar tudo que já plantamos", destacou.

A professora aposentada Maria José da Cruz, 76 anos, explicou que quando ouviu o anúncio do curso no Programa Acorda Cidade, não perdeu tempo e correu para garantir a vaga.

De acordo com ela, a vida é um aprendizado, e mesmo que não venha a utilizar em sua profissão, afirma que o curso será como mais uma informação e experiência adquiridas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu achei um espetáculo esse curso. Inicialmente quando vi no Programa de Dilton, eu peguei logo o telefone para agendar. Atualmente eu sou professora aposentada, mas tenho grande participação na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no bairro do Caseb e nunca fiz palestras. Eu digo que a vida é um aprendizado e nunca é tarde para aprender, eu mesmo estou com 76 anos de idade e graças a Deus, procuro sempre as coisas novas. E até mesmo para ler alguma mensagem em público na frente de todo mundo, começo a ficar nervosa, mas o professor Lavor informou que isso é normal e agora com essas práticas, esse nervosismo vai acabar", salientou.

O palestrante e responsável pelo curso, o professor Francisco Lavor, informou à reportagem do Acorda Cidade que o curso é essencial para qualquer profissão, para que as pessoas tenham a oportunidade de se comunicar bem com o outro.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Esse curso de oratória é essencial em qualquer profissão, porque isso permite que as pessoas possam se comunicar bem, ter mais chances de conquistas e principalmente o sucesso pessoal e profissional. Todas as áreas estão se rendendo ao curso, justamente para aprender as técnicas e Feira de Santana não foi diferente. Nos recebeu muito bem e esta já é a terceira turma e atingimos a nossa meta com a sala cheia e o melhor, as pessoas estão super satisfeitas", disse.

De acordo com o professor, não há um perfil de público definido que busca o conhecimento, e sim pessoas que desejam obter uma melhor comunicação em público.

"Não há um perfil definido, até porque a oratória é de interesse de todo mundo, então aqui temos pessoas de diferentes idades, diferentes níveis de conhecimento e com diferentes condições financeiras. Esta foi um turma que me surpreendeu muito, principalmente pela experiência que trouxeram em sala de aula e isso colaborou bastante com que o nosso objetivo fosse conquistado. Foi uma turma muito vibrante, muito participativa e com elevado alto nível de conhecimento", informou.

Para o professor, para que uma pessoa possa falar bem em público, é necessário ser autêntico.

"O primeiro passo é que a pessoa seja a própria pessoa, seja autêntica, poder abrir o peito e deixar o coração sangrar e dizer o que sente. A oratória não é um recado intelectual e sim, um recado emocional, a emoção é com eletricidade e vai tocando a todos, como foi essa turma eufórica e vibrante", concluiu.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade