Salvador

Programação da Flipelô  2023 é lançada no Pelourinho; confira

O evento acontece de 9 a 13 de agosto e terá a escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi como homenageada.

21/07/2023 às 11h14, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Flipelô 2023
Foto: Anderson Moreira | Secretário Bruno Monteiro

A histórica Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Centro Histórico de Salvador, foi o palco escolhido para o lançamento oficial da programação da sétima edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que vai acontecer de 9 a 13 de agosto e terá a escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi como homenageada.

Ao som dos clarins e atabaques, dança afro e música ancestral na voz da cantora Rebeca Tárique, autoridades, convidados e imprensa foram recebidos, na manhã desta quarta-feira, 19 de julho, na histórica Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde foi realizado o lançamento da 7ª edição da Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho.

Flipelô 2023
Foto: Anderson Moreira | Ângela Fraga

Antes da apresentação da programação da Flipelô 2023 por Ângela Fraga, diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, que realiza a festa literária, falaram sobre a importância do evento representantes das instituições que patrocinam e apoiam o evento e autoridades, como o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro  e o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho.

Flipelô 2023
Foto: Anderson Moreira | Pedro Tourinho

O prior Adonai Ribeiro, foi o primeiro a saudar o evento em nome Igreja Nossa Senhora do Rosários dos Pretos, que gentilmente abriu as portas do templo religioso à maior festa literária da Bahia. Na sequência, Artur Guimarães Sampaio, presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, destacou o crescimento da Flipelô e ressaltou que o sonho é que a festa se amplie cada vez, ocupando todo o Centro Histórico. Kelson Fernandes, presidente do Fecomércio Bahia, comemorou o momento vivido pela cultura no Estado e seu depoimento foi seguindo pelos de Gilson Nascimento, representando o Sesc Bahia; Rodrigo Rainer, representando a CCR Metrô; Pedro Neto, representando o Banco do Nordeste, e Caruso Costa, pela Fundação Pedro Calmon.

Programação – A programação da Flipelô) 2023 foi apresentada por Angela Fraga que destacou que, ao todo, o evento contará com a participação de seis escritores internacionais, 140 baianos e de diversos estados brasileiros. Cerca de 300 artistas locais, de diversas linguagens artísticas, estarão envolvidos na festa literária.

Em relação às atrações musicais, evidenciou o concerto de abertura da  Flipelô, que será realizado pela Orquestra Afrosinfônica, junto com o cantor Danilo Caymmi, em homenagem à Mãe Stella e à música afro-brasileira, no dia 9, a partir das 19h, no Largo do Pelourinho, em frente a Fundação Casa de Jorge Amado. Também irão subir ao palco nos demais dias artistas como Roberto Mendes, Gerônimo Santana e Cortejo Afro.

Nos cinco dias do evento são esperadas cerca de 200 mil pessoas que transitarão pelos espaços ativados do Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. A  Flipelô 2023 irá gerar 1.240 postos de trabalho diretos. A programação já disponível no site www.flipelo.com.br.

Espaços

Entres os espaços que irão receber as principais atividades e grandes encontros entre quem faz literatura e o seu público estarão a Fundação Casa de Jorge Amado, a Arena e o Teatro do Sesc Senac Pelourinho. A Praça Tereza Batista vai receber a Vila Literária, onde acontecerão debates e lançamentos de livros dos escritores independentes. A Casa das Editoras Baianas vai proporcionar a realização de lançamentos e venda de livros, palestras, bate-papos, tudo voltado para a produção literária da Bahia.

A criançada tem uma programação exclusiva e construída com muito carinho no Espaço Mabel Veloso, que será localizado na Praça das Artes, com contação de histórias, lançamento de livros, oficinas, apresentações culturais, brincadeiras e ônibus biblioteca. O Espaço Sustentabilidade abordará temas sobre preservação, plantio e reciclagem. Já o Espaço da Inclusão irá agregar diversos segmentos ligados à área da inclusão e do social, valorizando as competências e as habilidades de pessoas com deficiência e de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Além da literatura, as outras artes ocupam espaço na Flipelô, que também contará com exposições, apresentações teatrais e musicais. A consagrada Rota Gastronômica Amados Sabores com 42 restaurantes já confirmados do Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo, e que contará ainda com a participação da Casa do Benin e Restaurante do Senac. Também haverá a Rota das Artes, composta por galerias e ateliês, a Rota dos Museus, com 18 espaços participando, o concurso fotográfico Amados Olhares, que tem como temática do Bicentenário da independência do Brasil na Bahia.

A força da comunidade

A comunidade do Centro Histórico abraça a Flipelô. Esse forte envolvimento se reflete na Flipelô +, uma programação paralela organizada por instituições e espaços culturais públicos e privados do Centro Histórico. A Flipelô + 2023 já conta com 20 espaços confirmados.

Os grupos identitários do Pelourinho também são parte da festa literária. Baianas, grupos percussivos e capoeiristas são agentes vivos na programação da festa literária que contará com uma excelente estrutura para receber o público que vai ao Centro Histórico. Serão montados sanitários públicos, fraldário, achados e perdidos.

O SINGTUR (Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia), vai disponibilizar 40 guias de turismo credenciados, que realizarão passeios, walk tours para grupos e individuais por preços especiais, além também de prestarem o serviço de informações ao visitante.

Quem for de carro ao Centro Histórico, terá o conforto e a segurança de guardar seu automóvel no Delta Parking. As vagas serão ofertadas durante todos os dias da festa literária, como parte do projeto “Pare no Pelô”, uma parceria com o estacionamento privado que tem dois endereços : Rua JJ Seabra 190 – Praça das Artes e Rua Inácio Accioly 18/24, Largo Pedro Archanjo, Pelourinho. Será cobrada a tarifa única de R$ 25/dia.

Ainda haverá a ação ‘Vá de Metrô’. Serão disponibilizados vans e guias de turismo credenciados, que partirão da Estação de Metrô do Campo da Pólvora e farão o traslado gratuito da Estação ao Taboão, no Pelourinho, do dia 10 ao dia 13 /08, das 10h às 22.

FLIPELÔ 2023

A Flipelô é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc, e é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CCR, realizada na região do CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia, da ITS Brasil e apoio de mídia da Rede Bahia, IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. Produção da Sole Produções.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FLIPELO 2023 – A grande festa literária da Bahia que traz escritores novos e renomados e espera receber
    mais de 200 mil pessoas. E no 11/08 as 10:30 será lançado o livro ” ALICE E O ENIGMA DO OURUVAIA”
    da professora e pesquisadora Helena Nascimento. Que trás na sua escrita um viés de represatividade do
    nosso povo.
    Até lá

  2. O que é impressionante na Bahia é a capacidade de invisibilizar negrxs que RARAMENTE ESTÃO NOS ESPAÇOS DE PODER PÚBLICO. RACISMO ESTRUTURAL SEGUE LIVRE NA CAPITAL MAIS NEGRA DO PAÍS. HIPÓCRISIAS

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade