Cultura

Flipelô 2022: festa literária anuncia participação de 150 escritores, shows e exposições

Haverá também exposições, apresentações teatrais e musicais.

20/10/2022 às 20h18, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Angela Fraga no lançamento da FLIPELÔ 2022
Foto: Iven Vit

Pelo sexto ano consecutivo a Fundação Casa de Jorge Amado em correalização com o Sesc, promove, de 1 a 6 de novembro, a maior festa literária da Bahia, que desta vez presta homenagem aos personagens de Jorge Amado, celebrando seus 110 anos, e mais uma vez realizará uma ampla programação de forma inteiramente gratuita.

Na noite de abertura, um show exclusivo de Zezé Mota, no Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho. Durante os outros cinco dias uma ampla programação composta por mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados tipos de literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slams e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas.

Os números da Flipelô 2022: 150 escritores convidados, participação de oito editoras baianas, 150 eventos na programação oficial, 120 eventos na Flipelô +, 125 espaços ativados no Centro Histórico, 300 artistas participantes, 30 apresentações musicais, participação de 10 grupos culturais do Centro Histórico, 420 postos de trabalho diretos e 1.150 indiretos criados, participação de 36 restaurantes, 48 lojas e 12 ateliês e galerias localizados desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo.

Haverá também exposições, apresentações teatrais e musicais que serão promovidos no Teatro Sesc Pelourinho, Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho, e nos palcos do Cruzeiro de São Francisco e Praça da Sé, além do Santo Jazz, no coreto do Largo do Santo Antônio Além do Carmo.

Estão programadas apresentações de Xangai, Juliana Ribeiro, Vânia Abreu e Gerônimo Santana e dos espetáculos Compadre de Ogum e Circuito Jorge Amado. Estão confirmadas as participações de escritores de projeção internacional como Ailton Krenak, Itamar Vieira Jr., Kalaf Epalanga (Angola), Maria Fernanda Elia Maglio e José Luis Peixoto (Portugal).

Participaram do lançamento da Flipelô 2022, que teve como anfitriões Arthur Guimarães Sampaio, presidente da FCJA – Fundação Casa de Jorge Amado, Angela Fraga, diretora-executiva da FCJA e curadora do evento, os curadores da Flipelô Bete Capinam e José Inácio Vieira de Melo, Marconi Sousa, diretor Regional do Sesc Bahia, Veronica Aquino, diretora do CCPI – Centro de Culturas Populares e Identitárias, representando o Governo do Estado, Luana Xavier, da CCR Metrô Bahia, Andrea Mendonça, secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Isaac Edington, presidente da Saltur, Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, Gegê Magalhães, diretor de gestão do Centro Histórico, além de escritores, editores, artistas, representantes das instituições participantes.

O Tema

A Flipelô 2022 vai celebrar o legado deixado por Jorge Amado, através de seus personagens – criaturas que traduzem a imagem do povo, da cultura e da diversidade da Bahia marcada no imaginário de todos e que fazem com que o leitor se identifique como protagonista das suas histórias.

Talvez seja esta uma das receitas do sucesso e da permanência da obra de Jorge Amado, um dos maiores patrimônios culturais do país, com mais de 37 romances publicados e repletos de personagens inesquecíveis.

Jorge Amado foi um dos mais premiados e populares escritores brasileiros. Dono de uma obra numerosa, sempre privilegiando a Bahia como cenário de suas narrativas, cativou o público com suas histórias que foram largamente adaptadas para outras linguagens artísticas. Traduzido para 49 idiomas, em 57 países, é até os dias atuais aclamado nacional e internacionalmente.

Jorge Amado conciliou realismo e lirismo poético, a temática sobre as desigualdades sociais e erotismo, trazendo consigo uma identificação afetiva com o povo brasileiro e revelando ao mundo o “jeito baiano de ser”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade