Vitória da Conquista

Feira literária: 1ª edição da FliConquista é oficialmente aberta

A FliConqista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura.

16/11/2023 às 14h43, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

curadores da Feira Ester Figueiredo e Elton Becker
Ester Figueiredo e Elton Becker | Foto: Ascom

Na noite de quarta-feira (15), Vitória da Conquista inaugurou sua própria tradição literária com a abertura da 1ª edição da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista), um evento que proclamou Literatura e Liberdade, celebrando a obra do poeta Camillo de Jesus Lima, grande homenageado da Feira.

A cerimônia contou com a presença dos curadores da Feira Ester Figueiredo e Elton Becker, autoridades políticas, representantes de instituições educativas, apoiadores da FliConquista e defensores da cultura.

Marta, filha de Camillo de Jesus Lima, emocionou a plateia ao recordar uma frase do pai. “Não existe morte para quem produz a própria história”, ressaltando a importância da memória e do legado do homenageado.

O advogado Ruy Medeiros, responsável pela conferência de abertura “Ideais da Liberdade da Bahia na Obra de Camillo de Jesus Lima”, enfatizou que, na poesia do homenageado, a liberdade é coletiva e emancipatória.

A professora Ester Figueiredo expressou sua gratidão pela participação do público, destacando que a FliConquista nasce plena, com uma programação extensa e intensa, sendo o encontro entre escritor, autor e público.

Além disso, a sessão de abertura contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o Secretário de Cultura Bruno Monteiro, o Presidente da Fundação Pedro Calmon Vladimir Costa Pinheiro, o Deputado Federal Waldenor Pereira, o Deputado Estadual José Raimundo Fontes, representando a ALBA, e a representante da família do escritor homenageado, Marta Cristina de Lima Góis.

A FliConqista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação da FliConquista é completamente gratuita.

SERVIÇO: FliConquista – Feira Literária de Vitória da Conquista

Quando: 15 a 19 de novembro de 2023

Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade