Música

Cantora feirense está entre os classificados de festival nacional de samba

O grupo Samba d' Jô está entre os 48 classificados no festival, que teve 260 grupos musicais participantes.

05/12/2022 às 06h45, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

O grupo Samba d' Jô está entre os 48 classificados no festival, que teve 260 grupos musicais participantes.

A cantora feirense Jô Chagas, do grupo Samba d’ Jô, está entre os 48 classificados para as eliminatórias do maior festival online de samba e pagode do Brasil, o Formula do Samba.

“Nesse festival, 260 artistas concorrendo, 48 se classificaram e eu, artista feirense, estou entre eles. Eu concorri com a música “A hora é agora”, de composição de Pezinho. Eu canto desde pequena. Tive a influência do meu pai cantando em casa e eu sempre cantava com ele nos momentos que ele estava ensaiando. Com 14 anos fiz uma participação no CD do meu pai, e depois fiz uma outra participação em outro CD que ele gravou e desde então eu segui a carreira cantando com ele nos eventos de outras cidades, fizemos São João em Santo Estêvão, e em eventos particulares também,” contou a cantora Jô.

O festival é organizado por Pezinho Firme na Rocha, que é compositor de grandes sucessos, como a música “eu choro”, do Exaltasamba. Ele também é produtor musical de trabalhos de artistas de renome nacional, como DVD do Exaltasamba, e DVD da Turma do Pagode, CD Tudo novo,  do Belo, dentre outros.

“Agora o grupo está na final e vai concorrer com a música: “Parar não vou”, de composição de Pezinho e Jonas Coronado.As músicas foram produzidas para o festival pelo músico feirense Rael Mello. Rael também fez a harmonia das músicas junto com Rodrigo Pirikito. A percussão ficou por conta de Naldo Santos e Ivan Marrom. Eles esperam ficar entre os 12 classificados nessa nova fase. As eliminatórias vão ocorrer no canal do YouTube do Fórmula do Samba e a cantora conta com a torcida do público”, destaca Jô.

A feirense contou ao Acorda Cidade, que começou a cantar em uma banda de forró, mas sempre teve vontade de criar um projeto de samba.

“Fizemos São João de Tiquaruçu, São Pedro de Humildes. Após sair dessa banda fiz muitos casamentos também, depois passei um tempo parada sem cantar, porque eu estava me envolvendo em outros projetos fora da área da música, como a minha graduação. Mas sempre querendo voltar. Nesse tempo, eu estava com a vontade de criar um projeto de Samba que sempre foi o meu interesse e nunca tive muita coragem, mas resolvi dar o pontapé inicial e comecei a pensar nisso em 2019, quando comecei a fazer participações em grupos da cidade, aí com a pandemia comecei a cantar só em casa, gravando vídeos,” relatou. 

Em março deste ano, a cantora começou a investir no projeto próprio: Samba d’ Jô

“Desde de novinha sempre participei de rodas de samba, mas o samba como profissão, somente agora,” disse. 

Inspiração

Diversos sambistas são referências para o repertório da cantora. 

“Ivone Lara, Alcione, Péricles, Belo, Adoniran Barbosa que sempre tá no meu repertório. Uma das músicas dele que gosto muito de cantar é ‘Trem das Onze’ que amo de paixão, principalmente, porque lembra a minha vó, Xande de Pilares, Cartola. E além de pessoas do samba, muitos outros artistas que não são do samba eu incorporo no meu repertório também como Jorge Vercillo, Djavan dentre outros.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade