Noite de São João

Receita econômica de bolo para o São João: bolo de fubá com goiabada

Professora do curso de Gastronomia ensina receita fácil e prática para celebrar a festa junina.

20/06/2022 às 07h17, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/TV TEM

Os festejos juninos já começaram e as comidas típicas são uma das grandes tradições desta festa, assim como a decoração e músicas que marcam essa expressão da cultura popular brasileira. Assim, a professora de Gastronomia da Uninassau Salvador, Jamile Cerqueira, apresenta uma dica de receita prática para você celebrar o São João com família e amigos.   Ela explica a opção escolhida. “Sugeri o bolo de fubá com goiabada pois acredito ser um prato de fácil execução, porém, com um sabor delicioso. A receita é composta por vários ingredientes característicos do São João, pensada de forma criativa, mas sem esquecer a tradição da festa”.  

Confira a receita abaixo, junto com o modo de fazer: 

BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA 

Ingredientes p/ o bolo: 

· 200g de margarina; 

· 265g de açúcar refinado; 

· 03 und de ovos; 

· 200g de farinha de trigo; 

· 100g de fubá de milho; 

· 100 ml de leite; 

· 215 ml de leite de coco; 

· 15g de fermento químico; 

· 1g de sal. 

Ingredientes p/ a cobertura: 

· 300g de goiabada (em barra); 

· 100g de farinha de trigo. 

Modo de Preparo (Bolo): 

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Unte e enfarinhe uma forma. Na batedeira, coloque a margarina e o açúcar e bata até obter um creme homogêneo. Em seguida, adicione os ovos, um a um. Depois de obter um creme bem homogêneo, desligue a batedeira.  

Misture bem a farinha de trigo, o fermento, o sal e o fubá de milho e peneire. Misture o leite ao leite de coco. Adicione metade da farinha de trigo ao creme que foi batido na batedeira, mexendo delicadamente com um fouet. Em seguida, acrescente metade do leite e mexa delicadamente. Repita o mesmo processo com a outra metade da farinha e do leite. 

Corte 150g da goiaba em cubos e passe nos 100g de farinha de trigo (para evitar que a goiabada afunde no momento de assar). Despeje parte da massa em uma forma untada e enfarinhada, em seguida, coloque parte da goiabada polvilhada, coloque mais massa e repita o processo. Asse em forno médio 180 °C, preaquecido, por, aproximadamente, 30/40 minutos ou até que esteja assado (você pode fazer o teste espetando um palito e verificando se ele sai limpo).  

Modo de Preparo (Cobertura): 

Leve ao fogo 150g de goiabada cortada em cubos com um pouco de água. Assim que a goiabada derreter, disponha sobre o bolo (decorando). 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade