Feira de Santana
Primeiro mês de atendimento tem promovido estudo de caso e criação de vínculos.
05/01/2022 10h58, Por Rachel Pinto
PUBLICIDADE
Acorda Cidade
É na oficina de corpo e movimento que 52 crianças acompanhadas pelo Centro de Referência Municipal da Pessoa Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER – TEA) desenvolvem a coordenação motora. O órgão completa o primeiro mês de atendimento nesta quinta-feira, 6, e tem trabalhado no estudo dos casos e criação de vínculos.
Segundo o educador físico, Adauto Silva, são realizados exercícios lúdicos que estimulam o equilíbrio e estrutura muscular. “Algumas crianças possuem dificuldades na coordenação motora fina e ampla. Assim fazemos com que desenvolvam os movimentos de forma orgânica, que tenham consciência corporal”, afirma.
No órgão ainda são realizados acompanhamento nas áreas da Saúde e Assistência Social, atendendo de forma interdisciplinar todas as necessidades dos pacientes cadastrados.
De acordo com a coordenadora, Lucineia Aragão, nos três primeiros meses estão previstas atividades que estimulem a sociabilidade e a parte sensorial, promovendo outras vivências.
“Pretendemos explorar os equipamentos públicos, realizando visitas aos parques, museus, bibliotecas, promovendo piqueniques e outras atividades. Essas experiências são importantes para tornar familiar esses ambientes, incentivando o contato com a natureza”, anunciou.
Ainda de acordo com a coordenadora, serão implementados atendimentos aos pais, oferecendo suporte psicológico associado ao diálogo. “Identificados que muitos pais não sabem lidar com o transtorno e a falta de informação é um dos fatores. Portanto, vamos promover palestras para desmitificar o que é ser normal ou anormal”, explica a coordenadora.
Para ter acesso ao serviço é necessário residir em Feira, possuir o cartão do SUS atualizado, estar em situação de vulnerabilidade social, bem como deve ser encaminhada pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps I) – onde receberão o diagnóstico do neurologista.
O equipamento é dotado de consultórios médico, odontológico e de psicologia, salas de terapia ocupacional, psicopedagogia, assistência social, educação física e psicomotricidade, biblioteca, cozinha e refeitório, sala para Atividade na Vida Diária (AVD), salas de reunião, acolhimento, apoio administrativo, além de um amplo auditório. Ainda, as crianças têm à disposição salas de cultura e multiuso, com mesas de totó e futebol de botão.
As informações são da Secom de Feira de Santana
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais Notícias
Empregos
Confira as vagas de empregos disponíveis em Feira de Santana
Veja como se inscrever e concorrer a vaga
17/08/2022 às 15h29Bahia
Bebê de 1 ano e 3 meses morre após se afogar em balde com água em São Sebastião do Passé
O caso aconteceu na segunda-feira (15) e foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de São Sebastião do Passé
17/08/2022 às 14h59Polícia
Polícia apreende adolescentes por crimes de estupro, roubo e porte de arma
Os adolescentes apreendidos foram encaminhados a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Melo Matos
17/08/2022 às 14h33Feira de Santana
Passageira é atingida por pedrada na cabeça dentro de ônibus na Avenida João Durval Carneiro
A vítima recebeu cinco pontos.
17/08/2022 às 11h47Feira de Santana
Prefeitura notifica 32 bares sem alvarás de funcionamento em Feira
Os proprietários foram notificados para comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) no prazo de 72h para regularizar o alvará.
17/08/2022 às 10h58Feira de Santana
Secretário esclarece sobre o direito à gratuidade no transporte público de Feira
Ele enfatizou que é por meio do cartão Via Feira que a prefeitura tem o controle do número de pessoas com direito à gratuidade no transporte, bem como evita fraudes.
17/08/2022 às 10h09PUBLICIDADE
PUBLICIDADE