Mundo do Trabalho

Covid-19 quebrou barreiras intelectuais para que trabalho remoto funcionasse, diz pesquisador da ISG

O relatório deve ser divulgado pela TGT Consult no Brasil no início de novembro e trará uma análise completa dos provedores de serviços de tecnologia para o ambiente de trabalho e como esse mercado foi importante no processo de transformação digital “express”.

06/10/2020 às 08h24, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As tecnologias para o ambiente de trabalho nunca foram tão essenciais no Brasil e no mundo como em 2020. Em razão da pandemia causada pela Covid-19, todos os setores do mercado que não estavam aptos a migrarem suas operações para o formato remoto tiveram de se adaptar rapidamente. Este será um dos tópicos apresentados no estudo que vem sendo produzido pela empresa global de pesquisa em tecnologia ISG (Information Services Group).

O relatório deve ser divulgado pela TGT Consult no Brasil no início de novembro e trará uma análise completa dos provedores de serviços de tecnologia para o ambiente de trabalho e como esse mercado foi importante no processo de transformação digital “express”.

Omar Tabach, sócio diretor da TGT Consult, explica que esse é o terceiro ano em que a pesquisa ISG Provider Lens™ Digital Workplace of the FutureDigital é feita no Brasil, no entanto, nesta edição terá um peso ainda maior para o mercado de tecnologia, uma vez que apresentará uma análise detalhada dos fornecedores, comportamento de consumo e tendências de mercado. “No ano passado, quando definimos a lista de pesquisas para 2020, optamos por incluir Digital Workplace por avaliar que a melhoria dos serviços de TI para estações de trabalho e a ‘remotização’ estavam no centro das prioridades de vários CIO’s, mas creio que ninguém podia imaginar que este seria o fator de sobrevivência no ano seguinte. Este estudo nos permite entender melhor as tendências deste mercado e orientar os nossos clientes na melhor relação entre a tecnologia escolhida e seu fornecedor de serviços”, explica Tabach.

Diante do cenário atual de incertezas, o relatório buscará oferecer ferramentas que ajudem os executivos a tomarem decisões mais fundamentadas sobre os próximos passos daqui para frente, auxiliando-os a responderem questionamentos como: Voltar ou não para o formado tradicional e presencial de trabalho? Quais as alternativas que essas tecnologias proporcionam? Quais as soluções adequadas para cada segmento de atuação? E quais lições levar de tudo isso?

Pedro L. Bicudo Maschio, autor da pesquisa ISG, revela que o relatório tem três quadrantes de serviços, consultorias e softwares, nos quais ajuda empresas a redesenharem o ambiente de trabalho, que neste ano passou por uma transformação forçada. “Talvez o certo seja falar sobre local de trabalho e não mais ambiente de trabalho, uma vez que hoje é possível trabalhar em qualquer lugar e essa é uma tendência que não vai mudar, segundo o estudo”.

O pesquisador adianta que nos quadrantes de consultoria foi possível detectar que a primeira preocupação das empresas e fornecedores foi em identificar tecnologias que auxiliassem a manter a produtividade da força de trabalho, já que houve uma expansão da mobilidade e as ferramentas se tornaram necessárias para a adaptação do trabalho fora do escritório, bem como o suporte a esses colaboradores também teve de ser repensado. Empresas e consultorias tiveram que responder rapidamente a questões como: “Quem vai trocar o equipamento desse profissional? Como os equipamentos serão atualizados? Como serão controlados e onde estão esses ativos? Como controlar a segurança, o acesso e o direito de uso de software licenciado? De que forma administrar também a conexão remota dos colaboradores?”, exemplifica Bicudo.

Já nos quadrantes de softwares, o analista antecipa que, apesar da Microsoft estar à frente de todos os demais, o interessante nesse estudo é que aparentemente o Google tem mais percepção de mercado no Brasil do que em outros países. Outro destaque são as soluções em Cloud para videoconferências, como o Zoom, por exemplo. “O Zoom é colocado obviamente nesse quadrante como líder, mas há outras empresas que seguem na disputa. A novidade em relação a esse segmento é o fato de que existem as soluções generalistas, como é o caso da Microsoft Teams e do Google Meet, mas surgem também as soluções mais dedicadas ao uso empresarial, como é o caso do Webex e Zoom. Além de outros softwares especializados em soluções para o setor da educação, medicina, treinamento e até para mega apresentações”.

Pedro explica que é inegável que a dor para todos em 2020 foi o Covid-19, no entanto, para além dos problemas, o relatório pode servir como uma espécie de guia, no qual empresas podem se orientar a respeito de seus parceiros e fornecedores nessa jornada de resoluções e caminhos desconhecidos.

Segundo ele, essa é uma oportunidade de alavancagem dos negócios com o uso dessas tecnologias, tanto para fornecedores, quanto para empresas que as consomem ou podem vir a consumir. Um exemplo foi o setor da saúde, que inicialmente por uma necessidade imediata dos pacientes, passaram a atender online. Esse é um segmento que pode aproveitar para continuar se desenvolvendo no formato remoto. “As soluções que foram criadas rapidamente para o atendimento remoto do médico podem ser impulsionadas ainda mais com melhorias. São soluções que, mesmo voltando à normalidade, podem ser empregadas para aqueles pacientes que precisam de consultas periódicas, por exemplo. Então há muito o que se alavancar em saúde, bem como em todos os outros trabalhos que tiveram de se adaptar e que, também, já são remotos por natureza. Há inúmeras coisas que precisam ser impulsionadas e talvez esse exercício forçado pela Covid-19 tenha quebrado barreiras intelectuais”.

Empresas passaram a contratar pessoas remotamente e, surpreendentemente, registraram excelente produtividade dentro de um ambiente virtual. Certamente, o processo de recrutamento e gestão de pessoas também terá muito o que se alavancar. Enquanto o setor público continua buscando meios para se aplicar os exames tradicionais dos concursos públicos, profissionais de cidades remotas passaram a ter a oportunidade de entrar em disputas virtuais para bons cargos em empresas privadas.

Agora, a palavra que os executivos e fornecedores devem pensar para o amanhã é: eficiência. “É possível alavancar a eficiência que se ganha quando as pessoas trabalham remotamente. Remoto não quer dizer em casa, mas quer dizer que não é preciso concentrar todo mundo em um único escritório grande e caro. Fazer as pessoas irem até um escritório não é eficiente. Então, todos devem pensar em quais são as formas mais eficientes de se fazer um serviço. Quando a gente fala em eficiência, entra custo, porque custo faz parte da eficiência. Tudo isso significa abrir a mente para a verdadeira transformação digital”, ressalta.

Para concluir, Pedro Bicudo alerta sobre os erros mais comuns causados pela falta de conhecimento em tecnologia. Segundo o analista, o primeiro erro é pensar que “não vai funcionar”. Muitos executivos não acreditavam que os negócios poderiam funcionar em lockdown, porém agora descobriram que é possível e que a economia não parou totalmente. “A primeira questão é modernizar o pensamento, de poder se criar novas formas de fazer as coisas. Eu acho que esse foi o primeiro erro – o conservadorismo. O segundo é o medo. O risco, a vulnerabilidade e o roubo sempre existiram, eles só mudaram para um ambiente virtual. O terceiro está ligado aos outros dois que é o radicalismo, que é o oposto. Achar que vai ser possível fazer tudo remotamente. Que pode substituir as pessoas por tecnologia, isso também não é real”, conclui.

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas pelo link: https://www.tgt.com.br/

  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade