Bahia

Covid-19 pode gerar prejuízo diário de R$ 108 mi para o comércio do estado, segundo Fecomércio-Ba

A estimativa é válida para um cenário de reclusão total da população

17/03/2020 às 09h15, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O avanço do novo coronavírus no Brasil e na Bahia e seus impactos na economia do País têm assustado muito os empresários e consumidores. Em Salvador, escolas privadas e municipais, academias e cinemas ficarão fechados por 15 dias. Num cenário extremo, do varejo não essencial (excetuando-se supermercados e farmácias) ter que fechar as portas em todo o Estado da Bahia, a projeção é de um prejuízo de até R$ 108 milhões a cada dia de impossibilidade de faturar. O cálculo foi feito pela Fecomércio-BA através da análise dos dados do comércio do IBGE.

Em todo o Brasil estão sendo fechadas temporariamente escolas, escritórios, museus, fábricas, entre outras atividades, e a tendência é que somente os serviços essenciais devem continuar abertos, como é o caso de supermercados e farmácias, no caso do setor terciário.

“Os consumidores, no seu isolamento, estarão focados em preservar a sua saúde. Assim, mesmo algumas lojas abertas de produtos como roupas, eletroeletrônicos, por exemplo, tendem a ter uma redução drástica de demanda”, analisa o consultor econômico Guilherme Dietze.

“Pode-se dizer, contudo, que é um prejuízo momentâneo, uma vez que haverá postergação de compra de alguns serviços e produtos, mas como o período de restrição de circulação tende a ser relativamente longo, muitas das vendas serão perdidas. Infelizmente, não há como separar uma da outra”, constata o economista.

“Os empresários baianos passarão por um momento inédito e de muita incerteza. Neste momento é importante a redução máxima dos custos fixos para amenizar os impactos negativos nos negócios. Espera-se também que os bancos públicos ofereçam crédito com condições vantajosas de taxas, prazos, documentação e carência, para que não haja um grande dano social com demissão em grande escala e empresas quebrando nos próximos meses”, declara o presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade