Corante de doces e bebidas ajuda a tratar lesão da medula em ratos
BBG recuperou parte dos movimentos das patas. Substância deixou animal temporariamente azul.
26/06/2009 às 15h16, Por Dilton e Feito
O BBG, um aditivo comum que dá cor, por exemplo, a um dos sabores do isotônico Gatorade e a confeitos M&Ms, revelou-se promissor para a prevenção do dano secundário que segue uma lesão traumática da medula espinhal. Em estudo publicado nesta terça-feira (28) na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS), pesquisadores do Centro Médico da Universidade Rochester liderados pela neurocirurgiã Maiken Nedergaard informam que o composto Brilliant Blue G (azul brilhante G) detém a sequência de eventos moleculares que pioram o estrago (resultam em dano secundário) à medula nas horas imediatamente após a lesão. A escalada de efeitos sobre os neurônios disparada por inflamação acaba ampliando a área afetada na medula e piora, permanentemente, a paralisia dos pacientes.
Nesse processo, o “armazém” de energia do organismo, uma substância conhecida por ATP (trifosfato de adenosina, na sigla em inglês), toma conta da área lesada da medula em níveis centenas de vezes superiores ao normal, e gruda na molécula P2X7. A dupla ATP-P2X7, por sua vez, estimula exageradamente as células nervosas, que acabam morrendo por puro e simples stress. O ATP acaba devastando as neurônios motores não atingidos, portanto, saudáveis.
Uma injeção intravenosa do corante neutraliza justamente a ligação com o receptor P2X7, cortando esse processo de curto-circuito neuronal que pode ser ainda mais destruidor que a lesão de origem. Os ratos melhoraram a ponto de conseguir voltar a andar, ainda que mancando, e com o inconveniente estético de ficarem azuis por um certo período. Os que não receberam BBG nunca mais voltaram a andar.
Maiken ressalta que, a despeito de ser promissora, a técnica ainda vai levar anos para ser aplicada em humanos. Além disso, só será útil para pacientes que acabaram de sofrer lesão medular, e é inútil mais de 24 horas depois do trauma.
Mais Notícias

Agenda Cultural
Artista feirense promove intervenção urbana destacando heroínas da independência do Brasil na Bahia
O artista visual Sidarta Gautama promove exposição com lambes no viaduto da BR-116
27/11/2023 às 19h13

Feira de Santana
Dia 5 tem lançamento e sessão de autógrafos do livro "Água de Alevante: Mais de 28 histórias para guardar"
A pré-venda do livro já está disponível, por R$ 60,00 e oferece frete grátis para Feira de Santana.
20/11/2023 às 15h53

Caixa d' Água do Tomba
Um dos principais “cartões postais” de Feira de Santana passa por intervenção artístico-cultural
O mural, com mais de 20 metros de altura, retrata Uiara, uma deusa das águas. A obra também lembra as...
18/11/2023 às 07h27

Vitória da Conquista
Feira literária: 1ª edição da FliConquista é oficialmente aberta
A FliConqista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura.
16/11/2023 às 14h43

Agenda Cultural
MAC abre nova exposição coletiva intitulada 'Poéticas Emergentes'
O conjunto de obras traz um olhar acerca de assuntos que emerge de um contexto, de uma realidade de diáspora...
14/11/2023 às 13h47

Cultura Negra e Periférica
Dos griôs da África para as periferias do mundo: hip hop faz 50 anos
A ideia de uma coletividade diaspórica está presente desde o começo da cultura, como contam personalidades históricas do hip hop....
12/11/2023 às 18h22