Conveniados de planos Bradesco Saúde e SulAmérica Saúde devem contestar reajuste
As ações devem ser feitas individualmente, através do Juizado Especial de Pequenas Causas ou do Juizado Especial Consumidor para impedir a aplicação do reajuste.
28/01/2010 às 11h18, Por Dilton e Feito
Conveniados dos planos Bradesco Saúde e Sulamérica Saúde, que sofreram reajuste de 25% nas mensalidades a partir de janeiro deste ano, devem ingressar com ações individuais na Justiça, através do Juizado Especial de Pequenas Causas ou do Juizado Especial Consumidor, visando impedir a aplicação ou permanência do reajuste. A orientação é da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon), chamado de Procon, e é válida para que tem contratos firmados com as prestadoras de serviços de saúde privada antes de 1998, chamados de “contratos antigos”.
Há cerca de cinco anos, o órgão ingressou com uma ação civil pública contra os dois planos de saúde em função da aplicação do reajuste de 25% sobre as mensalidades dos planos antigos. Enquanto isso, a Lei 9.656/98 previa reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde para os contratos novos, a partir de 1999, de 11%.
Em função da diferença nos índices de reajuste, o diretor Magno Felzemburg recorda que o processo contra os planos de saúde, ingressado no Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, resultou em uma liminar deferida em 24 horas, proibindo o reajuste de 25% e permitindo reajuste de 11%.
“Os planos de saúde recorreram da decisão do Tribunal de Justiça, mas o TJ manteve a liminar garantindo o índice de 11%. Porém, fomos pegos de surpresa, com a decisão da 12ª Vara Federal, no Rio de Janeiro, Vara única para decidir sobre esta questão a nível nacional, que concedeu liminar suspendendo todas as liminares, inclusive a nossa. Com a suspensão da liminar, desde janeiro os planos Bradesco Saúde e Sulamérica Saúde mandaram correspondência avisando e já estão aplicando o reajuste de 25% nos planos antigos”, revelou Magno Felzemburg.
Na 12ª Vara Federal, onde a ação está em julgamento, o órgão de Feira de Santana está sendo representado pelo procurador da República no Rio de Janeiro, Márcio Barra Lima. “Ele se comprometeu a assumir a titularidade da ação para representar os interesses da Bahia. Disse que em breve a Justiça deve dar a decisão final do processo. Mas, enquanto isso, os conveniados podem ingressar com ações individuais”, orientou Magno Felzemburg.
As informações são da Secom
Mais Notícias

IR
Receita paga nesta quinta lote residual de restituição do Imposto de Renda
O pagamento será feito na conta informada na declaração do IR. Ao todo, 358.737 contribuintes foram contemplados.
30/11/2023 às 08h32

Bahia
Cerca de 40% da população baiana está inadimplente; 13º é oportunidade para quitar dívidas
Salário extra deve injetar R$ 12,1 bi na economia do estado; investimentos e reserva de emergência são opções para quem...
27/11/2023 às 10h03

Economia e Trabalho
13º salário começa a ser pago este mês; advogado esclarece dúvidas
A justificativa do projeto de lei 4.090/1962 afirmava que as empresas costumavam pagar gratificações aos funcionários perto do Natal.
27/11/2023 às 09h40

Brasil
Aneel mantém bandeira tarifária verde para dezembro
A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro...
24/11/2023 às 23h22

Alerta de Golpe
Banco Central alerta contra falso aplicativo de verificação de valores a receber
Em nota, o BC esclareceu que, além de não existir o aplicativo, não envia links, nem e-mails a correntistas.
24/11/2023 às 08h17

Brasil
Lula veta prorrogação da desoneração da folha de pagamento
Os setores afetados são confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e outros.
23/11/2023 às 22h11