Beneficio emergencial
Contratos suspensos ou reduzidos: Câmara aprova texto-base de MP que renova BEm
A proposta é direcionada aos trabalhadores que têm carteira assinada e para os contratos de aprendizagem e de jornada parcial.
11/08/2021 às 07h27, Por Andrea Trindade
Acorda Cidade
Agência Brasil – A Câmara dos Deputados aprovou, por 304 votos a 133, o texto-base da Medida Provisória que renova Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que prevê a redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores. Os parlamentares ainda precisam analisar as propostas de modificação ao texto, os chamados destaques. Ainda não há data prevista para que votação seja retomada. Em seguida, a matéria será enviada para o Senado.
A proposta é direcionada aos trabalhadores que têm carteira assinada e para os contratos de aprendizagem e de jornada parcial. A MP 1045/21 retoma medidas adotadas pelo governo em 2020 para combater os efeitos da pandemia de covid-19 na economia.
O relator da matéria, deputado Christino Aureo (PP-RJ), acrescentou ao texto a permissão para sindicatos exercerem atividades econômicas se não forem em caráter de competição com o mercado e regras para o recebimento do benefício emergencial para gestantes com redução ou suspensão do contrato trabalhista.
“Apesar do encerramento da vigência do referido estado de calamidade pública, temos observado o agravamento da pandemia de covid-19, inclusive com o surgimento de novas cepas, possivelmente com maior potencial de contágio. Em razão desse cenário, foi editada a MPV em questão, com normas protetivas do emprego e da renda”, explicou o deputado.
Jovens
O texto prevê ainda o Programa Primeira Oportunidade e Reinserção no Emprego (Priore), voltado para garantir o ingresso no mercado de trabalho das pessoas com idade entre 18 e 29 anos, relativamente ao primeiro emprego com carteira assinada, bem como para pessoas acima de 55 anos que estejam sem o vínculo formal há mais de 12 meses; e promover a redução da taxa de desocupação desse público.
A contratação na modalidade do Priore poderá ser feita por 36 meses a contar da publicação da lei, sendo o contrato válido por um período máximo de 24 meses.
O programa também estabelece alíquotas menores para recolhimento do FGTS e, ainda, o pagamento do Bônus de Inclusão Produtiva (BIP) ao empregado contratado por meio do Priore.
Impacto
Ao justificar a proposta, o Executivo Federal argumentou que o objetivo do programa é garantir a preservação de empregos e a continuidade das atividades empresariais para atenuar o impacto econômico das medidas de isolamento. Segundo o governo, no ano passado o programa preservou o emprego e a renda de cerca de 10,2 milhões de trabalhadores em acordos que tiveram a adesão de mais 1,5 milhão de empresas. O benefício foi pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O texto da MP prevê a redução de salários ou a suspensão dos contratos nos mesmos moldes de 2020. Os acordos individuais entre patrões e empregados poderão ser de redução de jornada de trabalho e salário apenas nos percentuais de 25%, 50% ou 70%. Como contrapartida, o governo pagará mensalmente ao trabalhador o Benefício Emergencial, que corresponde ao valor do percentual reduzido tendo como referência a parcela do seguro-desemprego a que o empregado teria direito.
Mais Notícias

Economia
Governo Federal repassa R$ 566 milhões para a Bahia recompor fundos estaduais e municipais
A Bahia é o estado com maior valor de recomposição do fundo estadual no país, foram R 183,85 milhões, segundo...
02/12/2023 às 18h27

Brasil
Petrobras reduz em 6% preço médio de querosene de aviação
Com a nova atualização, o preço médio do querosene de aviação acumula uma queda de 19,6% na comparação com dezembro...
01/12/2023 às 22h30

IR
Receita paga nesta quinta lote residual de restituição do Imposto de Renda
O pagamento será feito na conta informada na declaração do IR. Ao todo, 358.737 contribuintes foram contemplados.
30/11/2023 às 08h32

Bahia
Cerca de 40% da população baiana está inadimplente; 13º é oportunidade para quitar dívidas
Salário extra deve injetar R$ 12,1 bi na economia do estado; investimentos e reserva de emergência são opções para quem...
27/11/2023 às 10h03

Economia e Trabalho
13º salário começa a ser pago este mês; advogado esclarece dúvidas
A justificativa do projeto de lei 4.090/1962 afirmava que as empresas costumavam pagar gratificações aos funcionários perto do Natal.
27/11/2023 às 09h40

Brasil
Aneel mantém bandeira tarifária verde para dezembro
A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro...
24/11/2023 às 23h22