Saúde

Consumir gordura de maneira adequada contribui para uma alimentação saudável

Integrante do grupo de macronutrientes, ele tem seu papel na boa saúde do organismo

13/02/2020 às 13h35, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Diferentemente do que se pensa, nem toda a gordura é inimiga de uma vida saudável. Na realidade, nosso corpo precisa ingerir certas quantidades de gordura, que são classificadas como macronutrientes, juntamente com carboidratos e proteínas, tão importantes para a absorção de vitaminas e o funcionamento dos processos celulares. A diferença, entretanto, está na qualidade dos macronutrientes ingeridos.

A maioria dos compostos pode ser encontrada em sua versão “boa” ou “ruim” em diferentes alimentos. No caso da gordura, seu lado negativo está principalmente na gordura saturada, que pode ser responsável por aumentar o nível de colesterol LDL, conhecido como mau colesterol, no sangue, fator de risco para o desenvolvimento de diferentes doenças cardiovasculares.Já a gordura insaturada, considerada melhor para o organismo, pode ser encontrada em vários alimentos de origem vegetal, peixes como salmão e sardinha, sementes, nozes e outras oleaginosas, legumes e frutas — especialmente, o abacate. Ainda assim, o organismo precisa de certa quantidade de gordura saturada, que também pode ser encontrada em alimentos não processados, como carnes vermelhas, laticínios e ovos. O limite para a ingestão saturada é de 22 g por dia, enquanto as insaturadas podem ser consumidas em até 33 g, considerando uma dieta de 2 mil calorias diárias.

As gorduras são uma importante fonte de energia para o corpo, além de participar na construção das células, proteger alguns órgãos, manter a temperatura do corpo e regular os níveis de triglicérides sanguíneos e insulina. O impacto desse macronutriente no corpo não é pequeno, por isso a importância de mantê-lo na alimentação.

Independentemente do tipo, o consumo de gorduras deve ser equilibrado e incluído dentro de uma dieta balanceada, principalmente por ser o macronutriente mais calórico. Por isso, se o objetivo for perder peso ou controlar os sintomas de alguma doença, o recomendado é consultar um nutricionista.

Para quem segue uma dieta com baixo carboidrato, por meio de receitas low carb, é preciso tomar ainda mais cuidado com a qualidade dos outros macronutrientes ingeridos, priorizando gorduras e proteínas de boa qualidade, mas consumidas de forma moderada. Ainda assim, o carboidrato de boa qualidade não deve ser excluído completamente da alimentação por ser uma importante fonte de energia para o organismo.
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade