Saúde

Conheça os benefícios do ovo na luta contra o câncer de mama

Sobre a melhor forma de consumir o alimento, a nutricionista ressaltou que deve ser cozido ou poché.

02/11/2018 às 17h30, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Os resultados de um estudo realizado na Universidade de Harvard em 2003 indicam que o consumo de três ovos por dia durante a adolescência pode ajudar a prevenir o câncer de mama na vida adulta. Em outro estudo de 2005, pesquisadores descobriram que o risco de desenvolver câncer de mama foi 44% menor nas mulheres que consumiam pelo menos seis ovos por semana, em comparação com aqueles que consumiam dois ou menos.

De acordo com a nutricionista Lígia Rodrigues, da Associação Baiana de Avicultura (ABA), tais resultados se devem à presença da substância colina no ovo, assim como a zeaxantina, a luteína e outros nutrientes, que juntos são responsáveis por reduzir o risco de câncer de mama nas mulheres.

“O ovo é um alimento completo. É o segundo melhor alimento do mundo, só perde pra o leite materno, e depois vem o coco. O ovo contem ácidos graxos saturados e insaturados, 20 aminoácidos, 14 minerais, 12 vitaminas e os carotenoides, que são a zeaxantina e a luteína”, afirmou em entrevista no programa Acorda Cidade.

Segundo a profissional, muitas pessoas temem em consumir ovos diariamente para não haver o aumento do colesterol. Porém, ela afirma que isso é um mito.

“É um mito essa questão do aumento do colesterol por conta do ovo, mas claro que algumas pessoas que têm o colesterol elevado por conta de questões genéticas devem ter um pouco mais de cuidado. E para se alcançar a quantidade de colina diária deve-se consumir quatro ovos por dia. Além disso, a gordura presente na gema do ovo faz bem ao nosso corpo”, explicou.

Conservação do ovo

Lígia Rodrigues deu ainda algumas dicas de como conservar os ovos corretamente. De acordo com ela, um ovo dura quinze dias em média na geladeira e o alimento não deve estar muito sujo, para que a sujeira presente na casca não penetre no alimento, trazendo riscos à saúde.

“Se estiver muito sujo, deve-se passar um pano umedecido, secar e colocar na geladeira, mas não na porta, pois o ovo pode trincar com o abre e fecha da porta e isso diminui o tempo de vida dele e a casca pode ser contaminada por alguma bactéria, principalmente a salmonela. O ovo é um alimento natural”, afirmou.

Sobre a melhor forma de consumir o alimento, ela ressaltou que deve ser cozido ou poché, sem adição de gorduras. “Já as pessoas que só gostam de comer o alimento frito devem dar preferência ao azeite de oliva, ao óleo de coco e a manteiga em pouca quantidade. O ovo cru não é recomendado, primeiramente pelo risco de infecção e segundo por causa de uma substância, que impede a absorção de parte dos nutrientes do alimento pelo corpo.”

Benefícios do ovo:
O ovo previne o envelhecimento precoce. 
Fortalece os ossos
Ajuda a aumentar a massa muscular
É aliado da pele, unhas e cabelo.
Dá saciedade
Elimina o colesterol ruim
A gema é supernutritiva.
A clara é fonte de proteína pura. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade