Concurso
Seleção complementar para o Censo 2022 abre 15 mil vagas
29/07/2022 16h26, Por Acorda Cidade
PUBLICIDADE
Agência Brasil – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou para 3 de agosto o fim do prazo de inscrições do processo seletivo complementar para recenseadores, cujo edital foi divulgado ontem (28). São 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo 2022.
Segundo o instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.
A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. As inscrições para o certame são gratuitas.
A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
A remuneração será por produção, calculada dependendo da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), do tipo de questionário (ampliado ou simplificado), das pessoas recenseadas e do registro no controle da coleta de dados
Censo 2022
No dia 1º de agosto, o Censo 2022 vai começar. Serão mais de 183 mil recenseadores visitando todos os domicílios do país, que o IBGE calcula serem cerca de 75 milhões. Além de saber exatamente qual o tamanho de população – estimada, atualmente, em 215 milhões de habitantes, o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando as principais caraterísticas socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, existência de saneamento básico dos domicílios, entre outros dados.
Programado para ser feito em 2020, o Censo foi adiado por causa da pandemia de covid-19. No ano seguinte, sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.
Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar cada domicílio do país, incluindo aldeias indígenas. Além disso, pela primeira vez, os moradores de territórios quilombolas serão contabilizados. A coleta domiciliar nas áreas indígenas começa em 10 de agosto, e a dos territórios quilombolas, em 17 de agosto.
Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais Notícias
Concursos
Detran-BA divulga lista final e convoca aprovados no processo seletivo Reda
Os aprovados devem comparecer à sede do Detran em Salvador.
18/08/2022 às 20h56Oportunidade
Inscrições para estágio no MPT Bahia seguem até a próxima segunda-feira (22)
O edital para a seleção de estagiários em diversas áreas foi publicado no início desta semana.
18/08/2022 às 17h34Feira de Santana
Uefs convoca aprovados em concurso de 2018
Os candidatos convocados devem comparecer à Gerência de Recursos Humanos, prédio da Administração Central da Uefs, até o dia 8 de setembro de 2022
16/08/2022 às 10h41concursos
Estado define banca organizadora para concurso do DPT com mais de 400 vagas
As 456 vagas serão distribuídas entre quatro cargos de ensino superior.
09/08/2022 às 06h15Concursos Públicos
Câmara aprova projeto que cria norma geral para concursos públicos
O texto deixa claro que é vedada em qualquer fase ou etapa do concurso público a discriminação ilegítima de candidatos
04/08/2022 às 14h57Concursos
Estado da Bahia realiza novo concurso para professor e coordenador pedagógico
Certame terá mais de duas mil vagas para escolas regulares e indígenas.
01/08/2022 às 19h24PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pra que reda? Se ninguém é chamado Mesmo, as vagas já estão preenchidas.
Preciso uma oportunidade de trabalho fazer melhor com minha capacidade
Boa noite
Eu acho um trabalho bastante interesante
Por que além de esta trabalhando ja que estamos a procura de oportunidades, ainda estaremos contribuindo fazendo a pesquisa junto com o IBGE rastreado a,característica da saciedade Brasileira de sua população economica oferecendo assim um resposta do desenvolvimento da população completo ao longo do tempo.