Concursos

IBGE: Aberta seleção complementar para recenseadores com 571 vagas em 117 cidades da Bahia

Para concorrer, basta preencher o formulário no portal do IBGE.

09/06/2022 15h59, Por Acorda Cidade

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Foto: IBGE/Acervo

O IBGE abriu nesta quinta-feira (9) um processo seletivo simplificado complementar para contratação temporária, em todo o Brasil, de 48.535 pessoas que vão trabalhar com recenseadores no Censo Demográfico 2022.

Na Bahia, são oferecidas 571 vagas em 117 municípios, incluindo Salvador, onde está a grande maioria das oportunidades: 374 (65,5% do total), divididas em 14 áreas de trabalho, conforme o quadro abaixo.

As inscrições para concorrer a uma das vagas começam às 11h e se encerram no dia 15 de junho, são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, preenchendo o formulário disponível no Portal do IBGE, em www.ibge.gov.br/pss-complementar.

Esta seleção é a continuidade do processo seletivo simplificado regido pelo edital nº 10/2021, especificamente visando selecionar pessoas para as localidades em que o número de aprovados foi menor do que o de vagas disponibilizadas.

A posição de recenseador/a exige ensino fundamental completo, mas a seleção complementar será pela análise de titulação acadêmica, ou seja, as pessoas inscritas ganharão pontos e serão classificadas conforme sua escolaridade.

Para concorrer, basta preencher o formulário no portal do IBGE. A apresentação da documentação original ou cópia autenticada (inclusive comprovante da escolaridade declarada) será feita apenas no momento da convocação.

O edital completo está disponível clicando aqui.

Os recenseadores são o coração Censo 2022, pois são eles que visitarão todos os domicílios, em busca das informações cruciais para traçar o mais amplo e detalhado retrato de quantos somos, onde estamos e como vivemos.

O cargo tem horário de trabalho flexível e remuneração por produtividade. O IBGE preparou um simulador on-line, que calcula quanto os recenseadores devem receber.

Em Salvador, por exemplo, para uma carga horária de trabalho de 30 horas semanais, a remuneração mensal estimada é de cerca de R$ 1.460.

As pessoas aprovadas para as vagas de recenseador/a deverão ser convocadas no início de julho e passarão por um treinamento na semana de 18 a 22 de julho. Serão contratadas apenas as que frequentarem esse curso e forem aprovadas na avaliação final. A previsão de duração do contrato é de três meses, podendo ser prorrogado.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

image image image image image image
Categorias Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade