Feira de Santana

Comunidade de Ipuaçu recebe doação de 50 mil alevinos

Peixes serão criados pelos moradores para consumo e comercialização.

11/11/2021 às 16h11, Por Amanda Pinheiro

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

Moradores do distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) são beneficiados com a doação de 50 mil alevinos. A carga foi entregue pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), do Governo Federal, no estacionamento da Prefeitura de Feira na manhã desta quinta (11).

Um dos beneficiados, o morador do povado de Amarela, Vanderson Ramos, informou que os filhotes de tilápia serão criados em tanques-rede. “A doação será distribuída para as pessoas da comunidade, no povoado, para alimentação e venda dos moradores”, afirma.

A doação também será destinada aos moradores dos povoados de Galhardo, Santa Rosa e Umbuzeiro. Segundo o vereador Jurandy Carvalho, já foram entregues, nos últimos dois meses, 100 mil alevinos aos povoados de Ipuaçu e 3 mil para o distrito de Tiquaruçu.

“Esses peixes serão introduzidos nos tanques e vão gerar renda, porque daqui a quatro, cinco meses eles estarão grandes, podendo ser comercializados ou consumidos. A ideia é expandir os criatórios de todos os distritos de Feira, principalmente onde tem poços artesianos, tanques escavados”, explicou.

Segundo José Carlos Souza, técnico agrícola do DNOCS, a produção dos alevinos de tilápias é feita na estação de psicultura. “São alevinos de tilápia sexualmente revertida para serem entregues às comunidades, onde vão ser criadas em cativeiro tanto em tanques escavados, quanto em tanques-rede”, afirma.

A aquisição dos alevinos ocorreu por meio de emenda parlamentar, destinada ao DNOCS, pelo deputado federal José Nunes. Já a doação para Feira de Santana foi intermediada pelo vereador Jurandy Carvalho.

 

As informações são da Secom de Feira de Santana.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade