Cuidados com a pele

Como cuidar da pele durante a menopausa?

É possível manter a firmeza e a hidratação mesmo na pele madura; saiba como

15/12/2020 08h24, Por Gabriel Gonçalves

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Acorda Cidade

O amadurecimento do corpo é um processo natural que todos estamos fadados a passar um dia. Embora algumas pessoas não aceitem com tanta facilidade os sinais que chegam com essa etapa da vida, adotando as medidas e o uso dos produtos certos, é possível ter uma pele linda e radiante, mesmo diante dos sintomas da menopausa.

A menopausa é marcada pelo fim da menstruação e ocorre por volta dos 50 anos de idade, mas os indícios podem surgir alguns anos antes. Durante esse período há uma grande queda e instabilidade do hormônio estrogênio, assim como a diminuição da elastina e do colágeno, colaborando com o aumento da flacidez.

Em função disso, a pele madura pode acabar se tornando mais ressecada e sensível, além de estar mais propensa ao aparecimento de rugas ou linhas de expressão, irritações e manchas. Por isso, é importante fazer a reposição do colágeno e apostar em uma rotina de cuidados com a pele para manter a hidratação em dia.

Além do estrogênio e do colágeno, a menopausa também influencia na redução do ácido hialurônico, responsável por preencher os espaços vazios entre as células e reter a água, mantendo a pele hidratada por mais tempo. Hidratantes com ácido hialurônico estão se popularizando em todas as faixas etárias, mas são uma boa escolha especialmente para repor o que a pele madura precisa.

Outra dupla superindicada pelos dermatologistas para os cuidados com a pele são a vitamina C e E. Elas atuam no combate aos radicais livres que danificam as células saudáveis e também contribuem com a diminuição das rugas, o clareamento das manchas e a hidratação da pele.

Além da reposição dos nutrientes que são perdidos com mais facilidade conforme a idade, como o colágeno, o ácido hialurônico e as vitaminas, o uso do protetor solar também é fundamental para alcançar um bom resultado na rotina de cuidados. Os raios solares prejudicam as peles que estão sem a proteção solar, podendo causar manchas, melasma ou problemas mais sérios. Por isso, a pele deve ser protegida sempre.

Mas os cuidados com a pele vão muito além de apenas usar dermocosméticos: é preciso também cuidar internamente do corpo para obter os melhores efeitos. Uma alimentação rica em ômega 3, vitaminas, minerais e fibras é essencial para a saúde da pele. E, claro, não podemos deixar de lado a importância de beber água, pois ela fornece a umidade que a pele tanto precisa para se manter hidratada, bem cuidada e vistosa.

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Captcha

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade