Feira de Santana

Comissão da Câmara dialoga sobre perspectiva de atuação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

A reunião faz parte do calendário de visitas a órgãos e instituições neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

31/03/2021 às 09h13, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Dialogar à luz das diferentes demandas colocadas pelas mulheres do município de Feira de Santana foi tema de reunião ocorrida nesta semana entre os vereadores integrantes da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher da Câmara Municipal, e Gerusa Sampaio, secretária Municipal Extraordinária de Políticas para as Mulheres – que é vereadora e se licenciou para ocupar a pasta.

A reunião faz parte do calendário de visitas a órgãos e instituições neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O encontro ocorreu no Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), e também contou com a presença de Josailma Ferreira, coordenadora do Centro, e Polyana Carvalho, assessora do Gabinete da Secretária. A Comissão da Câmara se fez presente com seus três integrantes: o presidente, Jhonatas Monteiro (PSOL); o vice-presidente, Galeguinho SPA (PSB); e o membro da Comissão, Petrônio Lima (Republicanos).

“Houve uma conversação de caráter panorâmico, que abordou desde a estrutura organizacional da própria Secretaria e a relação desta com a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência, até a interface da atuação entre ela e outras Secretarias do Município, como a de Educação, por exemplo”, disse o presidente Jhonatas Monteiro (PSOL).

O vereador disse ainda que, no quesito da educação, tratou-se sobre a Política Municipal de Creches e também sobre a necessidade da abordagem de gênero e sexualidade na educação escolar, como forma de enfrentamento ao machismo e prevenção à violência contra a mulher. “No tocante à interface com as políticas de saúde, discutiu-se especificamente sobre a garantia do direito ao aborto em casos já previstos em lei, considerando a realidade do Município”.

Durante a reunião, Gerusa Sampaio apresentou informações sobre os pontos abordados e falou sobre as dificuldades próprias do momento de estruturação da Secretaria – criada no início deste ano. A secretária se colocou à disposição para esclarecimentos futuros, inclusive para a marcação de outros momentos de reunião com a Comissão.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade