Feira de Santana

Comerciantes voltam a reclamar de ambulantes com barracas móveis: 'Ficam parados na porta da loja'

Para a lojista Elza Santana, os vendedores ambulantes acabam gerando certo incômodo aos clientes

21/02/2022 às 15h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Alguns lojistas de Feira de Santana estão insatisfeitos com as atitudes que vendedores ambulantes estão tendo após a conclusão das reformas do Projeto Novo Centro, nas ruas do centro comercial.

Proprietário de uma loja na rua Capitão França, no centro da cidade, André Silva contou ao Acorda Cidade que muitos ambulantes estão ficando 'estacionados' na porta dos estabelecimentos, prejudicando assim as vendas da loja.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

"Este é um grande projeto que Feira de Santana está tendo, a gente sabe que ainda não concluiu e aqui já parabenizo ao prefeito pelas obras, mas ao mesmo tempo, chamo a atenção do secretário Moacir com relação às fiscalizações, que precisam ser feitas aqui no centro comercial. Hoje temos algumas artérias da cidade, como aqui na Capitão França, na Tertuliano Carneiro, Visconde do Rio Branco e venho percebendo a falta da sensibilidade das autoridades com relação aos ambulantes. Eles ficam ocupando a frente das lojas e isso acaba gerando uma poluição visual", disse.

De acordo com André, alguns ambulantes ficam circulando pelo centro, mas alguns acabam tornando o ponto fixo e saem apenas no final da tarde.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

"Hoje, essas barracas possuem rodas e ficam transitando, porém tem uns que chegam pela manhã e só saem no final da tarde. Por isso, venho encarecidamente pedir ao prefeito que dê mais atenção, porque infelizmente está faltando fiscalização aqui na região", contou.

Para a lojista Elza Santana, os vendedores ambulantes acabam gerando certo incômodo aos clientes que, muitas vezes, não conseguem ter acesso à parte interna da loja.

"Tem uns carrinhos que ficam subindo e descendo por aqui, outros ficam sentados só esperando vender e isso acaba incomodando, não só a gente que está aqui na loja, mas até mesmo os clientes que passam e às vezes querem entrar, mas acaba desistindo. Já conversamos com alguns, mas infelizmente não adianta, meia volta que dá, eles estão parados nas portas das lojas", afirmou.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Procurado pela reportagem do Acorda Cidade, o secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, informou que ainda não há um espaço dedicado para estes vendedores ambulantes e que no atual momento, a recomendação é que eles fiquem circulando e não fazendo ponto fixo.

"Nós já temos conhecimento desta situação, infelizmente é um número imenso de pessoas que estão circulando pelo centro da cidade, e precisamos entender que o município ainda está passando por um processo de revitalização. O Projeto Novo Centro ainda não foi concluído, então neste momento, estes ambulantes estão circulando porque ainda não definimos um local fixo para eles. Enquanto ainda não tiver nada definido, teremos que continuar com esta posição deles permanecerem circulando. A gente não pode estar em todos os locais ao mesmo tempo, mas assim que tivermos um local definitivo, iremos comunicar a todos", explicou.

Ainda de acordo com o secretário, na última semana, mais de 20 carros de mão foram recolhidos do centro comercial.

"Nós trabalhamos com dois eixos de fiscalização. As pessoas reclamam porque a gente age e apreende os carros e outros reclamam que a gente não age e não apreende. Fizemos a apreensão de vários carros de mão, inclusive circularam alguns vídeos nas redes sociais que as ações foram truculentas, mas a apreensão são daqueles que agem como forma de criar problema. As pessoas devem entender que a secretaria é um medidor de pressão da cidade e precisamos fazer o nosso trabalho. Hoje mesmo, estivemos com uma equipe que estava circulando ali na região do Nordestino, e iremos também pontuar estes outros locais, porque esses vendedores não podem ficar de forma fixa", concluiu.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade