Comer devagar pode ajudar a reduzir consumo de calorias, aponta estudo
01/09/2009 às 08h18, Por Dilton e Feito
Um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, confirma que comer devagar – colocando menores porções de comida na boca e mastigando-a por mais tempo – pode reduzir a ingestão de calorias, ajudando na perda de peso. De acordo com os autores, essa prática faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente, fazendo-as comer menos.
Foram avaliados oito homens e 14 mulheres saudáveis com média de 21 anos de idade, que passaram a consumir uma quantidade regulada de pudim de chocolate por um tubo de silicone. Cada participante foi colocado em diversas situações diferentes: escolha pessoal do tamanho da mordida com a escolha do tempo de mastigação – três ou nove segundos; e mordida pequena ou grande, ambas permanecendo três ou nove segundos com o alimento na boca.
As análises mostraram que porções menores de comida na boca e mastigadas por mais tempo estavam associadas a um menor consumo de alimentos de forma geral. Baseados nesses resultados, os pesquisadores recomendam essa prática no combate à obesidade. Porém, mais estudos são necessários para avaliar outros tipos de alimento em uma situação real.
Mais Notícias

Caso Gabriela Jardim
Médico acusado de matar ex-companheira é condenado a mais de 23 anos de prisão
São 22 anos de reclusão por homicídio triplamente qualificado, e 1 um ano, 4 meses e 20 dias por ocultação...
07/12/2023 às 23h34

Mercado de Trabalho
Motoristas por aplicativos de Feira de Santana reclamam de precarização do trabalho e insegurança
Segundo o Cebrap, o Brasil possui mais de 1.660.000 pessoas trabalhando como motoristas ou entregadores de aplicativos.
07/12/2023 às 21h45

Corrente Solidária
Amigos do cordelista Jurivaldo Alves fazem campanha para ajudá-lo em tratamento de saúde
Este ano, Jurivaldo passou por 25 sessões de radioterapia e quimioterapia, mas os processos não tiveram êxito esperado.
07/12/2023 às 20h56

IBGE
Bahia teve a maior queda absoluta do país no número de empresas do setor cultural
Ainda assim, o estado manteve na 7ª posição nacional no número de unidades locais, liderando no Norte-Nordeste do país.
07/12/2023 às 20h38

Bahia
SSP publica resultado de licitação para contratação de câmeras corporais
Empresa vencedora passou por prova de conceito e foi aprovada para fornecimento de tecnologia.
07/12/2023 às 17h55

Bahia
Encontro nacional promove debate sobre o Direito Militar
Instituto Brasileiro de Direito Militar (IBDM) realiza evento com presença de ministros dos STM.
07/12/2023 às 17h55