Comer devagar pode ajudar a reduzir consumo de calorias, aponta estudo

01/09/2009 às 08h18, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, confirma que comer devagar – colocando menores porções de comida na boca e mastigando-a por mais tempo – pode reduzir a ingestão de calorias, ajudando na perda de peso. De acordo com os autores, essa prática faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente, fazendo-as comer menos. 

Foram avaliados oito homens e 14 mulheres saudáveis com média de 21 anos de idade, que passaram a consumir uma quantidade regulada de pudim de chocolate por um tubo de silicone. Cada participante foi colocado em diversas situações diferentes: escolha pessoal do tamanho da mordida com a escolha do tempo de mastigação – três ou nove segundos; e mordida pequena ou grande, ambas permanecendo três ou nove segundos com o alimento na boca.

As análises mostraram que porções menores de comida na boca e mastigadas por mais tempo estavam associadas a um menor consumo de alimentos de forma geral. Baseados nesses resultados, os pesquisadores recomendam essa prática no combate à obesidade. Porém, mais estudos são necessários para avaliar outros tipos de alimento em uma situação real.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade